A Rússia está ajudando o Irã a localizar alvos dos Estados Unidos no Oriente Médio para bombardeios em meio à guerra, segundo o jornal norte-americano “The Washington Post”.
Segundo três fontes ouvidas pelo jornal, desde o início da guerra, a Rússia tem repassado ao Irã as localizações de ativos militares dos EUA na região, incluindo navios de guerra e aeronaves.
O conflito começou no sábado (28) após EUA e Israel lançarem bombardeios em território iraniano que mataram o líder supremo Ali Khamenei e outros membros de alto escalão militares e do governo de Teerã.
Desde então, o Irã vem fazendo ataques retaliatórios contra equipamentos militares e bases dos EUA no Oriente Médio.
A Rússia é um dos maiores aliados do Irã, e a revelação de que Moscou tem alimentado o regime iraniano com informações para ajudar nos ataques retaliatórios a forças norte-americanas evidencia o envolvimento russo no conflito, mesmo que indiretamente.
Oficialmente, o Kremlin tem repudiado os ataques dos EUA e de Israel contra o território iraniano.
Nos últimos dias, o Irã tem realizado ataques contra diversos países do Oriente Médio que abrigam bases militares norte-americanas, como Arábia Saudita, Kuwait, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos e Omã.
O Exército iraniano anunciou nesta sexta-feira que atacou bases dos EUA no Kuwait e prometeu mais bombardeios para aumentar a pressão contra Washington.
Vídeos divulgados nas redes sociais mostraram fogo e fumaça na base de Ali Al-Salem.
Os EUA possuem 19 bases militares no Oriente Médio sendo cinco delas no Kuwait, país que mais tem bases norte-americanas— além de outras instalações que as forças de Washington têm acesso na região.
O humorista Marco Antonio Ricciardelli, o Marquito, do SBT, está em coma induzido após sofrer um acidente de moto na quarta-feira (25).
O comediante de 65 anos integra o elenco do Programa do Ratinho.
Marquito sofreu um mal súbito enquanto pilotava uma motocicleta, perdeu o controle do veículo e caiu desacordado.
O acidente foi na região da Vila Gustavo, Zona Norte de São Paulo (SP).
Após a queda, o humorista foi atingindo por outra moto, que era conduzida por um enfermeiro.
O profissional de saúde prestou os primeiros socorros, com reanimação ainda no local, e acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Marquito foi encaminhado para um hospital particular e deu entrada na unidade consciente, porém desorientado, segundo informações do portal Leo Dias. Nesta quinta-feira (26), ele permanece internado.
O artista foi colocado em coma induzido como medida preventiva para realizar exames na região do tórax. Ele também sofreu uma fratura no nariz.
Além do trabalho na TV, Marquito também tem uma carreira política. Ele se elegeu vereador em São Paulo nas eleições de 2012, assumindo em 2013 pelo PTB, após ficar como suplente. Ainda foi candidato a vereador em 2024 pelo Republicanos, mas não se elegeu.
Bruna Takahashi e Hugo Calderano seguem brilhando na etapa de Singapura no Circuito Mundial de Tênis de Mesa.
Nesta quinta-feira (26), eles se tornaram a primeira dupla não-asiática a alcançarem uma vaga na final de torneios dessa categoria.
Hugo e Bruna venceram de virada Wong Chun Ting e Doo Hoi Kem, de Hong Kong, China na semifinal.
Apesar de perderem o primeiro set com a parcial de 9-11, Hugo e Bruna conseguiram se recuperar na partida. A dupla de brasileiros engatou e venceu o jogo por 3 sets a 1.
Sendo os sets vitoriosos com os placares de 11-8, 11-9 e 11-8.
Hugo e Bruna podem continuar a fazer história na grande final. Até hoje, apenas duplas chinesas foram campeãs da etapa de Singapura.
A decisão será contra a dupla sul-coreana Lim Jonghoon e Shin Yubin.
Os coreanos são considerados os grande favoritos do torneio, já que ocupam o primeiro lugar do ranking mundial da modalidade e ganharam a medalha de bronze nas disputas de duplas mistas nas Olimpíadas de Paris 2024.
Os brasileiros ocupam a quinta colocação no ranking de duplas mistas e, independente do resultado da final, devem subir ao menos uma posição.
A Ford vai fazer um recall de 4,3 milhões de veículos nos Estados Unidos, segundo a agência Reuters.
Um problema de software pode causar falhas nos freios e também afetar as luzes externas dos veículos ao usar um reboque.
O problema pode ocorrer ao rebocar um trailer. O módulo de reboque pode perder comunicação com o veículo, o que pode causar a perda das luzes de freio e de seta, ou a perda da função de frenagem no trailer.
Segundo a Reuters, a Ford vai resolver o problema por meio de uma atualização de software.
Entre os modelos afetados estão alguns também vendidos no Brasil.
As picapes Maverick, F-150, Ranger e a van E-Transit.
O recall também inclui F-250, Lincoln Navigator e Expedition nos Estados Unidos.
Todos produzidos entre 2021 e 2026.
A empresa ainda não divulgou uma posição oficial. Assim que isso acontecer, esta notícia será atualizada.
Que calor! Juliana Didone, de 41 anos, compartilhou na manhã desta quinta-feira (26) alguns registros que fez ao longo do verão.
A atriz, famosa por protagonizar a temporada de 2004 da novela teen Malhação, aparece nos cliques em um clima bem praiano.
Na legenda da publicação, ela escreveu: “Uns achados matinais…”.
Em uma das fotos, Juliana está de biquíni na praia segurando uma bandeja com potes de açaí.
Em outra, a atriz está com um maiô azul superdecotado combinado com uma canga e uma grande flor amarela como enfeite no cabelo.
Ela ainda compartilhou um clique no qual aparece comendo um petisquinho na praia e uma selfie no espelho com um biquíni fio-dental.
Nos comentários, a ex-Malhação foi muito elogiada. “Sereia linda”, disse uma pessoa. “Maravilhosa, belíssima e simpática”, declarou outra. “Perfeita”, afirmou uma fã. “Sempre linda e sempre de bem com a natureza, eu admiro muito isso nela”, acrescentou mais uma.
Recentemente, Juliana e Guilherme Berenguer, que viveram o par romântico Leticia e Gustavo em Malhação, tiveram um reencontro no Rio de Janeiro.
Os atores voltaram a trabalhar juntos no ano passado e gravaram cenas românticas em uma praia na Barra da Tijuca.
A temporada de Malhação que Juliana participou foi marcante, pois teve a Vagabanda, que emplacou sucessos como Você Sempre Será e Por Mais Que Eu Tente.
Marjorie Estiano também fez parte do elenco da trama e bombou como a vilã Natasha.
Aos 30 anos, o atacante Guilherme, com passagens por Botafogo, Fortaleza, Grêmio, Sport e mais recentemente Santos, vive o início de um novo desafio, no Houston Dynamo, nos Estados Unidos.
E os dois gols marcados na vitória por 2 a 1 sobre o Chicago Fire, na estreia da MLS, no último fim de semana, foram resultados de uma boa adaptação.
— A adaptação foi rápida, porque tem muitos brasileiros aqui na cidade e no clube. Já me conectei com bastante gente. Muitos latinos também. Antes da estreia fizemos um último jogo no nosso estádio e eu fiz um hat-trick e aquilo já gerou uma esperança e ansiedade. E na estreia na MLS e eu faço dois gols… A nossa expectativa com certeza é classificar para os playoffs. Acredito que temos tudo para fazer um grande ano.
Guilherme foi vendido pelo Santos por R$ 11 milhões no fim do ano passado.
Em dois anos no Peixe, ele marcou 27 gols e deu 19 assistências.
É o clube em que o atacante teve maior produção ofensiva.
Apesar disso, conviveu com críticas em meio ao período difícil em que vive o clube, disputando a Série B em 2024 e brigando contra o rebaixamento em 2025.
— De uma forma geral, fui muito feliz no Santos. Depois que saí, recebi algumas mensagens engraçadas, que eu não recebia quando estava lá. Que o Guilherme foi o artilheiro dos tempos sombrios do Santos. É engraçado, mas também verdadeiro. Cheguei no ano mais difícil da história, depois do trágico rebaixamento. Sei que naquela época muitos não queriam ir para o Santos. Eu aceitei o desafio. Fui o artilheiro o líder de assistências em duas temporadas. Os altos e baixos são normais na carreira de qualquer jogador. E não sei se tive mau momento. Confesso que não enxergo dessa forma. Acredito que foram maus momentos da equipe e acaba atingindo um todo. Mas tenho gratidão imensa por todos lá. Ficou e vai ficar marcado no meu coração para sempre.
Guilherme não apenas atuou ao lado de Neymar, mas se tornou amigo do astro.
Foi um dos jogadores do elenco santista com maior proximidade do ídolo desde o início de sua trajetória.
Ele revela que viveu grande expectativa pela volta do Camisa 10 ao Santos.
— Jogar com o Neymar foi algo surreal. Quando começou a se falar de um retorno do Neymar ao Santos, fiquei numa ansiedade gigantesca. Nos conectamos de uma forma muito especial. Foi muito verdadeira, muito natural. No primeiro treino dele lá, ficamos batendo papo. É um privilégio ser amigo do Neymar, foi um privilégio jogar com ele, aprendi muita coisa. É um cara fora de série. Com certeza um dos maiores do futebol. É algo que nem nos meus melhores sonhos eu sonhei.
Neymar foi decisivo nas últimas rodadas do Brasileirão 2025, contribuindo com a saída do Santos da zona de rebaixamento.
No entanto, durante a temporada, sofreu com problemas físicos e não pôde atuar em cerca de 50% dos jogos da equipe.
Guilherme avalia a diferença das partidas em que tinha o ídolo santista em campo.
— Para mim, quando tinha ele em campo, facilitava muito. É um cara extremamente diferente. Me procurava muito em campo. Quando ele jogava, eu participava muito mais do jogo e dos lances ofensivos. Ele me procurava muito, eu o procurava muito também. Quando se trata de Neymar, as coisas ficam muito mais fáceis. Foi um ano difícil que tivemos, mas eu fico com as coisas positivas. O sacrifício que esse cara fez no fim do ano para nos ajudar foi algo que jamais a gente vai esquecer.
Apesar de destacar seus momentos vividos em Fortaleza e Sport, Guilherme crava que o Santos foi a melhor experiência de sua carreira.
Ele revela que segue em contato com os jogadores do Peixe e fica na torcida, mesmo à distância.
“O Santos mudou meu cenário como atleta no futebol brasileiro. Acabei sendo visto com mais carinho. Com certeza essas duas minhas temporadas foram muito importantes. Ontem deixei uma mensagem para o Neymar. Uma palavra de amigo, de força. Tenho falado também com o Schimidt, o Brazão… Falo com muitos jogadores de lá. Assisto ainda aos jogos do Santos, sempre. Mesmo de longe, estou na torcida para que se recuperem e façam um grande ano”.
A CPMI do INSS aprovou nesta quinta-feira (26) a quebra de sigilo bancário e fiscal do filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como “Lulinha” (leia mais abaixo).
Após a votação, houve confusão e empurra-empurra na sessão. Governistas se aproximaram da mesa para protestar diante do resultado, quando começou o tumulto. Alguns socos foram desferidos durante a confusão.
Parlamentares que ameaçavam brigar, inclusive, tiveram de ser separados. Entre os envolvidos no empurra-empurra estão o deputado Rogério Correa (PT-MG), o relator Alfredo Gaspar (União-AL), os deputados Evair de Melo (PP-ES) e Luiz Lima (Novo-RJ).
Após a confusão, a sessão foi suspensa. Mas, minutos depois, foi retomada com a fala de alguns parlamentares.
O deputado Luiz Lima afirmou ter recebido um dos socos, enquanto o deputado Rogério Correa admitiu tê-lo atingido quando estava sendo empurrado.
Em seguida, Correa pediu desculpas a Lima.
Durante sua fala, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) pediu a anulação do resultado em função do que chamou de “contraste” na votação (entenda mais abaixo).
“No momento da votação tem um contraste. A imprensa tem essas imagens, a secretaria da Casa tem as imagens. O resultado da votação foi 14 a 7. A TV Senado mostra isso. O regimento é claro no sentido de que o contraste da votação simbólica se dá entre a maioria e minoria dos presentes”, afirmou Pimenta.
“Eu requeiro que anule o resultado por erro na contagem e anuncie o resultado verdadeiro. Não havendo esse entendimento, vamos interpretar como uma ação do senhor para fraudar o resultado da votação e iremos até o presidente do Congresso para solicitar a imediata anulação da votação que teve aqui. E faremos uma representação no Conselho de Ética por decisão de fraudar o resultado da votação”, prosseguiu.
Após a declaração de Pimenta, o presidente da CPI mista do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), rejeitou o pedido de anulação.
Viana afirmou que a votação está mantida e que não seria possível a recontagem, já que o cálculo havia sido feito duas vezes.
Nesta tarde, governistas estiveram na Residência Oficial do Senado para solicitar formalmente a anulação da votação ao presidente Davi Alcolumbre. Eles argumentam ainda que o filho do presidente não é investigado.
O presidente da CPMI deu início a uma votação simbólica dos requerimentos pautados em globo. E destacou que suplentes não teriam direito a voto.
A votação ocorreu por contraste visual, que é um método de votação em que não há contagem da quantidade exata de votos, mas sim uma análise do panorama de votos (pessoas em pé, mãos levantadas) visualmente.
Os parlamentares a favor deveriam permanecer sentados, enquanto os contra se levantaram para se manifestar. Viana fez a contagem em voz alta, e alegou que são sete votos, desconsiderando suplentes.
“Tem suplente aí. Só os titulares”, reiterou. “Sete, a pauta está aprovada”, emendou Viana.
A comissão também aprovou nesta quinta a convocação do ex-assessor do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-PB), Gustavo Gaspar, e do ex-CEO do Banco Master, Augusto Ferreira Lima, para prestarem depoimentos.
Também foram aprovados durante a sessão outros requerimentos relacionados ao Master como a quebra de sigilo bancário e fiscal da empresa.
O filho do presidente Lula entrou na mira de parlamentares da oposição após a Polícia Federal (PF) apreender trocas de mensagens entre Antônio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, e uma empresária com possíveis menções a ele.
Essa empresária, Roberta Luchsinger, é amiga de Lulinha e teria recebido pagamentos do Careca para atuar junto a órgãos de saúde na venda de produtos de cannabis medicinal. Roberta foi alvo de operação da PF. Ela nega irregularidades em sua relação com o Careca.
Segundo o relator, deputado Alfredo Gaspar, a medida se fez necessária pela suspeita de que o filho do presidente tenha atuado como “sócio oculto” de Antônio Camilo.
“A necessidade de investigar Fábio Luís decorre diretamente de mensagens interceptadas em que Antônio Camilo [Careca do INSS], ao ser questionado sobre o destinatário de um pagamento de R$ 300 mil destinado à empresa de Roberta Luchsinger, responde explicitamente se tratar do ‘filho do rapaz’”, afirmou.
Lulinha é o filho mais velho do presidente com a ex-primeira-dama Marisa Letícia. Conhecido nos bastidores da política desde o início do primeiro governo petista, é um dos cinco filhos do presidente e o mais citado em assuntos políticos.
Formado em Biologia pela Universidade Paulista (UNIP), Lulinha iniciou a vida profissional longe dos holofotes, trabalhando como monitor no Zoológico de São Paulo.
A trajetória discreta, porém, mudou de escala quando ele ingressou no ramo empresarial e se tornou sócio da Gamecorp, posteriormente rebatizada como G4 Entretenimento.
A empresa passou a produzir conteúdo para TV por assinatura, telefonia e internet, abrindo portas em um mercado altamente regulado e estratégico.
O salto nos negócios da Gamecorp, com contratos e aportes milionários de grandes empresas de telecomunicações, especialmente a Telemar/Oi, colocou o filho do presidente no centro de uma disputa política e jurídica que se arrasta há anos.
Além disso, o nome de Lulinha surgiu durante a Lava Jato com acusações de ter recebido dinheiro de investigados.
Lore Improta, de 32 anos, não imaginava dez anos atrás que hoje estaria com uma carreira consolidada, casada há cinco anos com Léo Santana, de 37 anos, e esperando o segundo filho com o cantor, com quem já tem Liz, de quatro anos.
Em entrevista, realizada durante o ensaio fotográfico exibindo a barriguinha, em um estúdio de São Paulo, a dançarina, influenciadora, empresária e musa pé-quente da Viradouro relembrou o começo da sua trajetória, aos nove anos, quando foi convidada a se juntar ao time de dançarinos do projeto infantil de Carla Perez, Algodão Doce, e explicou o motivo de ter priorizado muitas vezes os estudos às oportunidades diante dos holofotes.
“Meus pais sempre deixaram claro que o principal foco tinha que ser o estudo. Mesmo assim, eles apoiavam a minha paixão pela dança. Eles me levavam ao show da Carla, minha mãe ia atrás das roupas, meu pai me acompanhava nos compromissos… Existia um prazer deles em me ver realizada ali, mas também um compromisso com os meus estudos”, relembrou a baiana, que estimulada desde pequena a correr atrás dos seus sonhos, nunca deixou sua carreira de lado para seguir o companheiro, mesmo quando parte da sociedade esperava isso dela.
“O Léo foi criado vendo a mãe trabalhando dentro de casa, assim como a irmã. Ele nunca me proibiu de trabalhar, mas ele também queria uma mulher que cuidasse da casa, que cozinhasse, passasse roupa… Mas eu falava assim: ‘Léo, não dá para mim. Não consigo ser dona de casa e trabalhar’. Ele trouxe isso por conta da criação dele, mas a gente conversou e ficou tudo bem. Desde esse momento, enquanto a gente ainda namorava, ele se tornou um grande incentivador. Ele vibra com as minhas conquistas e me estimula a correr atrás. Nunca existiu o papo de ‘está viajando muito’ ou ‘trabalhando muito’. Ele está sempre me incentivando nos comentários e repostando tudo o que eu faço. Às vezes até publicidade minha que ele nem foi pago para compartilhar (risos)”, enfatizou.
Ambos empoderam a primogênita a ser quem ela quiser.
A pequena ama gravar vídeos para as redes sociais, dançar nas apresentações da escola e, recentemente, brilhou ao gravar canções para o projeto infantil da mãe, o Galeroca, e ao dançar muito ao lado do pai no trio elétrico que ele comandou durante o Carnaval de Salvador.
“A gente conversa muito com ela, mas acho que as escolhas dela no futuro serão de forma leve e natural. Hoje, ela faz os trabalhos dela. A gente não mexe neste dinheiro; ele está guardado. Ela entende que é um trabalho e faz sem nenhum esforço. Ela sabe posar e se portar para a câmera porque ela vê os pais fazendo isso desde que nasceu. Não tenho como frear isso”, explica.
Grávida de seis meses de um menino, Lore confessou que sonha em ter um programa de TV, mas afirmou que se sente realizada com tudo o que já conquistou: “Se vier a oportunidade, vou agarrar, mas já estou muito realizada e grata a Deus por tudo o que eu tenho”.
Com Neymar, Gabigol e o time completa, o Santos divulgou a lista de relacionados para o jogo desta quinta-feira, contra o Vasco, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, às 19h (de Brasília), na Vila Belmiro.
Neymar deve ser novamente titular da equipe, que busca sair da zona de rebaixamento e tem apenas um ponto somado.
Um provável time tem: Gabriel Brazão, Igor Vinícius, Adonis Frías, Luan Peres e Escobar (Vini Lira); Willian Arão, Gabriel Bontempo, Gabriel Menino e Neymar; Rony e Gabigol.
O Santos foi eliminado do Campeonato Paulista nas quartas de final, com derrota para o Novorizontino.
Agora, o time terá apenas compromissos pelo Brasileirão nos próximos dias, com datas livres para treinamentos já que não disputa mais o estadual.
Veja abaixo a lista de relacionados:
A presidente da Associação Brasileira de Magistrados do Trabalho (ABMT), a juíza do Trabalho aposentada Cláudia Márcia de Carvalho Soares, questionou a ausência de reajuste anual do salário de magistrados e reclamou dos gastos próprios “com lanche e café”.
As declarações ocorreram nesta terça-feira, no Supremo Tribunal Federal (STF), em audiência para tratar das decisões dos ministros Flávio Dino e Gilmar Mendes que suspenderam os “penduricalhos” do serviço público não previstos em lei.
Cláudia criticou a supressão dos benefícios. Segundo ela, até mesmo desembargadores de tribunais estaduais não possuem boas condições de trabalho quando comparados aos ministros em cargos superiores.
— Juiz de primeiro grau não tem carro, paga do seu próprio bolso o combustível. Não tem apartamento funcional, plano de saúde, refeitório. Não tem água e não tem café, ministro Dino. No primeiro grau não tem, nós pagamos — argumentou Cláudia.
Ainda de acordo com a presidente da ABMT, o salário bruto de R$ 46 mil, com os descontos da Previdência Social e Imposto de Renda, cai para pouco mais de R$ 20 mil, o que torna maior a diferença para ministros:
— Esse valor nominal é completamente diferente para um ministro ou para um desembargador. Desembargador também não tem quase nada, a não ser um carro. Não tem mais nada também. Mal tem um lanche, pelo menos no Rio de Janeiro — disse Cláudia. — Então, quando se equaliza e quer moralizar, quando se fala de ética, tem que ver o conjunto da obra, e não apenas o valor de um subsídio — completou.
Cláudia defendeu que a magistratura está “fragmentada no aspecto remuneratório”. A juíza afirmou que a Justiça da União recebe determinados valores, enquanto a Justiça estadual recebe outros, o que “fragiliza” o ramo de atuação, sendo necessário “equalizar” as verbas pagas.
— Os juízes não têm segurança jurídica. Um mês não sabe o que vai receber, outro mês não sabe se vai cair. Esses 20 anos que passamos desde a fixação do subsídio, não foram tempos de tanta glória — disse. — O salário mínimo tem recomposição anual, por que o subsídio da magistratura não pode ter? Não é possível.
O STF irá retomar nesta quinta-feira a audiência que aborda os penduricalhos.
Ontem, em uma sessão marcada por críticas de ministros a esses pagamentos, consolidou-se o entendimento de que a Constituição tem sido reiteradamente desrespeitada com o pagamento de remunerações acima do teto do funcionalismo, que é o salário dos integrantes da Corte: R$ 46,3 mil.
Ao abrir a sessão ontem, o presidente da Corte, ministro Edson Fachin, citou reunião realizada com a cúpula do Congresso Nacional, na qual foi decidida a criação de um grupo de trabalho para formular, em 60 dias, uma proposta para uma regra de transição sobre as verbas indenizatórias acima do teto do funcionalismo.
— Historicamente este Tribunal tem zelado pela previsão constitucional do teto remuneratório e pelo alcance do regime de subsídio. Em que pese a jurisprudência dessa Casa, a questão remanesce tormentosa no plano dos fatos, dada edição de leis e atos normativos que podem não apresentar compatibilidade com o texto constitucional nas várias esferas de Poder — disse.
Nesta segunda-feira, Gilmar Mendes decidiu que verbas de natureza indenizatória só podem ser pagas a membros do Poder Judiciário e do Ministério Público quando expressamente previstas em leis aprovadas pelo Congresso Nacional. O ministro fixou prazo de 60 dias para que os tribunais e os Ministérios Públicos estaduais suspendam o pagamento de verbas indenizatórias instituídas com base em leis estaduais.