A Secretaria Estadual de Saúde confirmou nesta terça-feira (24) cinco casos da mpox (antiga varíola dos macacos) na área atendida pelo Departamento Regional de Saúde de Campinas, que abrange 42 cidades.
Em todo o estado de São Paulo, foram confirmados 51 casos, até a publicação desta reportagem. Não há registro de mortes.
🗺️Na última semana, uma nova variante da doença foi detectada no Reino Unido e na Índia. Segundo a Organização Mundial da Saúde, esses registros indicam que o vírus pode estar circulando mais amplamente do que o documentado até agora. Apesar disso, a avaliação global de risco permanece inalterada.
O primeiro caso confirmado na região corresponde a um homem de 35 anos, morador de Campinas. Ele apresentou sintomas no dia 3 de janeiro e foi atendido em uma unidade da rede privada da metrópole, evoluindo para cura no dia 19 de janeiro.
Segundo a Prefeitura de Campinas, não há informações sobre o local de infecção.
A mpox é uma zoonose viral, ou seja, é transmitida entre pessoas e animais. A transmissão se dá, por exemplo, por contato próximo a fluidos corporais de uma pessoa contaminada ou por arranhões ou mordida do animal com a doença. Alguns dos sintomas são dor de cabeça, gânglios inchados e erupções na pele.
A “‘varíola dos macacos”, como era então chamada essa doença, foi identificada pela primeira vez justamente em colônias de macacos, em 1958.
Hoje, porém, sabe-se que a infecção, que recebeu o mais alto nível de alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2024, também pode ser transmitida por roedores, como esquilos, e outros mamíferos, como até mesmo o cão doméstico — por isso a mudança de nome.
Alguns dos sintomas são dor de cabeça, gânglios inchados e erupções na pele.
Para reduzir risco de contágio, especialistas recomendam :
O argentino Gianluca Prestianni, do Benfica, foi suspenso preventivamente pela Uefa após ter sido acusado de racismo pelo atacante Vini Jr. durante o jogo de ida da repescagem da Liga dos Campeões, na última terça-feira.
Com a decisão da entidade, o jogador não estará apto para o confronto de volta no Santiago Bernabéu, na próxima quarta-feira.
A suspensão de Prestianni por aparente violação do Artigo 14 do Regulamento Disciplinar da Uefa (DR), relacionado com comportamento discriminatório, foi um pedido do Órgão de Controle, Ética e Disciplina da entidade.
Por enquanto, o jogador argentino só ficará de fora do próximo jogo do Benfica na Liga dos Campeões.
Em comunicado, a Uefa informou que esta decisão não prejudica qualquer deliberação que os órgãos disciplinares adotem após a conclusão da investigação em curso.
Após a suspensão de Prestianni, o Benfica lamentou ficar sem o jogador para a partida de volta da repescagem da Liga dos Campeões e aifrmou que irá apelar desta decisão da Uefa.
“O Sport Lisboa e Benfica tomou conhecimento da decisão da UEFA de aplicar uma suspensão provisória de um jogo ao seu jogador Gianluca Prestianni, no âmbito da averiguação em curso relativamente ao incidente ocorrido no jogo frente ao Real Madrid.
O Clube lamenta ficar privado do jogador enquanto o processo está ainda em investigação e irá apelar desta decisão da UEFA, mesmo se dificilmente os prazos em causa terão qualquer efeito prático para o jogo da segunda mão do play-off da Liga dos Campeões.
O Sport Lisboa e Benfica reafirma igualmente o seu compromisso inabalável no combate a qualquer forma de racismo ou discriminação, valores que fazem parte da sua identidade histórica e que se refletem na sua ação quotidiana, na sua comunidade global, no trabalho da Fundação Benfica e em figuras maiores da história do Clube, como Eusébio.”
“Na sequência da nomeação de um Inspetor de Ética e Disciplina da UEFA (EDI) para investigar alegações de comportamento discriminatório durante o jogo do Play-off da fase a eliminar da UEFA Champions League 2025/2026 entre o SL Benfica e o Real Madrid CF, realizado a 17 de fevereiro de 2026, e na sequência de um pedido do EDI acompanhado de um relatório intercalar, o Órgão de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA (CEDB) decidiu hoje suspender provisoriamente o Sr. Gianluca Prestianni para o próximo (1) jogo das competições de clubes da UEFA para o qual estaria elegível, por violação prima facie do Artigo 14.º do Regulamento Disciplinar da UEFA (RD), relacionada com comportamento discriminatório.
A presente decisão não prejudica qualquer deliberação que os órgãos disciplinares da UEFA venham a adotar posteriormente, após a conclusão da investigação em curso e a respetiva submissão aos referidos órgãos”
A primeira partida da semifinal do Campeonato Mineiro entre Atlético-MG e América-MG, ontem, na Arena MRV, marcou o reencontro de Gustavo Scarpa e Willian Bigode.
Os dois jogadores se enfrentaram pela primeira vez desde o início do processo na Justiça no caso das criptomoedas, que começou em 2023.
Antes de a bola rolar, os dois jogadores tiveram um cumprimento cordial, com aperto de mãos.
Durante o jogo, ficaram próximos em algumas jogadas, mas sem disputa direta.
Após o confronto, Scarpa falou sobre a relação com Bigode na zona mista e contou o impasse que segue sem uma solução definitiva até o momento.
— São várias emoções ali no momento. Difícil, uma situação complicada. A gente tinha uma amizade muito maneira, mas o ‘maluco’ decidiu ir para outro caminho. Agora é paciência. Torcer para que tudo se resolva o quanto antes. A situação é muito preto no branco e eu não vejo a hora de receber o que é meu por direito — disse Gustavo Scarpa.
Em 2023, Mayke e Gustavo Scarpa acusaram três empresas de terem aplicado um golpe milionário neles: Xland, WLJC Consultoria e Soluções Tecnologia Eireli.
A WLJC, fundada em 2019, tinha Willian Bigode como um dos sócios e é parceria da Xland, cuja filial é no Rio Branco. Os três jogaram juntos no Palmeiras entre 2018 e 2021.
Scarpa e Mayke entraram na Justiça após perderem cerca de R$ 10,3 milhões em investimentos em criptomoedas — R$ 6,3 milhões de Scarpa e R$ 4 milhões de Mayke.
O meio-campista entrou com um investimento sob promessa de um retorno de 3,5% a 5% ao mês. Como não obteve o retorno, solicitou a rescisão do contrato com a Xland Holding Ltda, para onde o recurso foi destinado.
Na época, Scarpa foi informado de que teria o dinheiro de volta num prazo de 30 dias úteis e que o pagamento do valor investido seria reembolsado.
Nada disso, no entanto, ocorreu e o dinheiro não foi devolvido ao jogador.
Herson Capri está se recuperando de um infarto que sofreu nos últimos dias e o afastou dos palcos do teatro, onde estava em cartaz com a peça “A Sabedoria dos Pais“. E o seu filho, Lucas Capri, fruto do seu casamento com a cineasta Susana Garcia, postou uma foto com ele em sua rede social, se declarando para o pai.
Na foto, vemos o ator de 74 anos sentado em uma cadeira e o filho no chão, com a mão na perna do pai. Na legenda da foto ele escreveu:
“Meu melhor amigo! Te amo demais. Sempre juntos”.
Herson Capri sofreu um infarto nos últimos dias. A informação foi confirmada no último domingo (22), tanto pela produção da peça “A Sabedoria dos Pais” como também pela assessoria do ator, em conversa com o gshow.
Segundo comunicado, o ator “sofreu um infarto, mas já se encontra completamente recuperado e passa bem. No entanto, por orientação e protocolos médicos, foi recomendado que ele não realize apresentações nestas datas, priorizando sua plena recuperação e segurança”.
Até o momento, a assessoria do ator afirmou apenas que ele está bem, mas não deu mais detalhes sobre onde ele está se recuperando; eles afirmam que ele retornará aos palcos no dia 5 de março.
Estrelada por Natália do Vale e Herson Capri, a peça “A Sabedoria dos Pais” está em cartaz no Teatro Bradesco, em São Paulo. As sessões dos dias 26, 27, 28 de fevereiro e 1 de março serão remarcadas para a partir do dia 5.
Leia o comunicado na íntegra:
A Aveia Cômica Produções Artísticas informa que as sessões dos dias 26, 27, 28 de fevereiro e 01 de março da peça “A Sabedoria dos Pais”, no Teatro Bradesco, foram adiadas por questões de saúde do ator Herson Capri.
O ator sofreu um infarto, mas já se encontra completamente recuperado e passa bem. No entanto, por orientação e protocolos médicos, foi recomendado que ele não realize apresentações nestas datas, priorizando sua plena recuperação e segurança. A nova data de estreia do espetáculo será 05 de março.
A equipe de bilheteria entrará em contato para efetuar a troca dos ingressos para outra data da temporada ou orientar sobre demais procedimentos. Agradecemos imensamente a compreensão, o carinho e as mensagens de apoio. Em breve estaremos juntos para viver uma noite muito especial no teatro.
Fernanda Lima participou de um novo episódio do seu podcast e falou sobre como a menopausa afetou o seu libido. Na conversa, ela ainda explicou que teve outros sintomas ainda mais graves e relembrou a repercussão da sua fala a respeito de não ter tido vontade de transar com seu marido, Rodrigo Hilbert, durante esse período.
Falando sobre menopausa durante o programa “terapiRa”, ela defendeu: “Eu vi a minha voz se ampliar nesse assunto muito mais quando falei que não tinha vontade de transar com o Rodrigo”.
Lima ainda citou ter ouvido comentários do tipo: “Como assim?” e “Que absurdo”. “Mas todos os outros sintomas que tive que são muito piores que falta de libido não foram exatamente levados em conta pela mídia toda. As mulheres, claro, estão ligadas, juntas, se olhando e se entendendo, mas não foi [tão divulgado]”, seguiu.
Mais tarde, a apresentadora disse ter conseguido entender melhor como lidar com os sintomas da menopausa e voltou a citar a questão do libido.
“É como se eu tivesse meio que aprendido a lidar, não é que parou totalmente os sintomas. Óbvio que irritabilidade, insônia de não conseguir dormir, a falta de libido, uma série de coisas [seguem presentes]. Agora, eu tenho libido, mas eu uso lubrificante, porque vai ajudar e vai ser melhor. Só que não era uma coisa que fazia parte da minha nécessaire, e hoje em dia faz parte da minha nécessaire”.
A transferência de Marcos Leonardo, do Al-Hilal, para o Atlético de Madrid não vai se concretizar nesta janela. O clube espanhol desistiu da contratação do atacante brasileiro diante do cenário de instabilidade no futebol saudita.
O Fundo Público de Investimento (PIF) e a gestão dos clubes ligados ao governo local foram alvos de críticas dos astros Benzema e Cristiano Ronaldo nos últimos dias, deixando em dúvida os próximos passos da liga do país.
A desistência ocorre depois de o negócio ficar muito perto de ser concretizado. O Atlético de Madrid buscava a contratação do atacante brasileiro por empréstimo até o final da temporada, com opção de compra por 40 milhões de euros (R$ 249 milhões).
O Atleti anunciou nesta tarde a contratação do atacante Lookman, que estava na Atalanta.
O ge apurou que Marcos Leonardo via com bons olhos a chance de defender uma camisa de peso na Europa e, especialmente, no futebol espanhol.
O Atlético vinha tentando acelerar a negociação para conseguir o acordo antes do encerramento da janela de transferências, nesta segunda-feira.
Marcos Leonardo despontou nas categorias de base do Santos. Ele chegou ao profissional em 2020, ainda com 17 anos, e quatro anos depois foi vendido ao Benfica, por 18 milhões de euros – R$ 96,33 milhões na cotação da época.
Ainda em 2024, o Al-Hilal comprou o atacante pelos mesmos 40 milhões de euros que são exigidos na opção de compra para o empréstimo com o Atlético.
O Santos recebeu R$ 37,4 milhões por essa transferência de Marcos Leonardo, pelo mecanismo de solidariedade da Fifa com o clube formador e pela mais-valia que detém do atacante.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin, afirmou nesta segunda-feira (2) que o momento do país e da Corte é de “ponderações e autocorreção” e reafirmou que a elaboração de um Código de Ética para o tribunal é um compromisso da sua gestão.
Fachin vem defendendo a criação do Código de Ética nos últimos dias, após críticas no meio político e na sociedade sobre a conduta do ministro Dias Toffoli, do STF, à frente das investigações de fraudes do Banco Master.
O presidente do tribunal deu as declarações na sessão de abertura do ano no STF, que contou com as presenças dos presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT); do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP); da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Também estiveram presentes outros ministros da Corte; o procurador-geral da República, Paulo Gonet; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti; e ministros do governo.
No seu pronunciamento, Fachin afirmou que, nos momentos críticos do país, como o de defesa das urnas e do processo eleitoral, o STF “atuou para impedir erosões constitucionais”.
Na avaliação dele, o Brasil tem lições de democracia para oferecer, porque “preservou suas eleições sem ruptura e com respeito à Constituição”.
“Sem embargo desses reconhecimentos, o momento histórico é também de ponderações e de autocorreção. É hora de um reencontro com o sentido essencial da República, da tripartição real de Poderes e da convivência harmônica e independente, com equilíbrio institucional. Somos todos chamados a essa arena”, disse o presidente do STF.
Fachin disse que, sob sua presidência, a Corte vai realizar um “debate sobre integridade e transparência” e anunciou que Cármen Lúcia será a relatora da proposta de Código de Ética para o STF.
“No plano interno, destaca-se a promoção do debate institucional sobre integridade e transparência; agradeço, de público, como já fiz diretamente a todos os integrantes deste Tribunal, a eminente ministra Cármen Lúcia por ter aceitado a relatoria da proposta de um Código de Ética, compromisso de minha gestão para o STF. Vamos caminhar juntos na construção do consenso no âmbito deste colegiado”, acrescentou Fachin.
O presidente do STF afirmou que a Constituição determina a prestação de contas e que há “respostas ainda a serem dadas”.
“Em termos mais amplos, o desafio é reconhecer o protagonismo do sistema político nas funções que são dele. Saber induzir, pelo exemplo e pela decisão, a melhoria das instituições. Saber ser forte o suficiente para não precisar fazer tudo”, declarou.
O ministro disse também que “momentos de adversidade exigem mais do que discursos”. Afirmou ainda que “unidade” não significa “unanimidade” e que “não é a concordância em todas as questões”. “Ademais, o todo não se confunde com a parte. O que nos une é o compromisso com a instituição”, disse.
Ainda no discurso que leu, Fachin afirmou que o Brasil tem “um encontro com a sua melhoria institucional” e que o sistema representativo “precisa recuperar sua capacidade de processar as demandas da sociedade”.
“Temos instituições de controle que precisam funcionar melhor. Temos uma cultura política que ainda não consolidou plenamente os valores republicanos. E temos, sobretudo, uma dívida histórica com os excluídos”, afirmou.
O presidente do STF dedicou parte do discurso à necessidade de enfrentamento ao crime organizado, com “respostas céleres” no combate a facções. Ele anunciou que será apresentado no mês que vem um painel nacional sobre a criminalidade organizada.
“O papel do Supremo e de todo o Judiciário na Segurança Pública é o de fixar jurisprudência criminal que permita eficiente funcionamento da Justiça Penal, e julgar com celeridade os casos que o Ministério Público apresenta”, disse Fachin.
O magistrado também afirmou que o Poder Judiciário busca a realização de “eleições livres, seguras e limpas” e atuará para coibir “abusos e informações falsas”.
Em 2026, os eleitores vão às urnas escolher presidente, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais.
“Em ano eleitoral, a Justiça deve manter-se equidistante das posições políticas, sejam quais forem”, disse.
Em seu pronunciamento, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, disse que, apesar de percalços e mal-entendidos, o STF terá a “a confiança” como resultado ao agir com altivez e dedicação.
“O ano judiciário se mostra de realçado interesse para o desenvolvimento civilizacional do país e para a autoridade concreta dos direitos fundamentais”, afirmou.
Funcionários do Wet’n Wild, em Itupeva (SP), denunciaram a falta de equipamento de proteção Individual (EPIs) e más condições de trabalho no parque após a morte de um salva-vidas de 24 anos que foi sugado por um ralo, na tarde de terça-feira (13).
Em entrevista à TV TEM, uma das funcionárias, que preferiu não se identificar, disse que além das condições precárias de trabalho e segurança, como estruturas de madeira apodrecida e equipamentos enferrujados, os funcionários também “não têm dignidade” no dia a dia.
“A gente não têm aquele momento de lazer, não têm respeito, dignidade, não é tratado como um funcionário que faz seu papel e é reconhecido. Não interessa se você está bem, se está menstruada, com dor de cabeça, febre ou com gripe. A gente trabalha lá sem a menor noção se vai voltar vivo”, contou a funcionária.
A mulher também disse que o Water Bomb, atração que fica na piscina em que Guilherme da Guerra Domingos se afogou, estava em situação perigosa e sem grelha de proteção.
Segundo ela, isso não atende ao checklist feito pelos colaboradores.
O parque aquático nega a falta da proteção.
“Ele foi sugado e não saiu da piscina, mas não porque não sabe nadar ou não tem técnica, mas sim porque alguma coisa o impediu. Oito funcionários precisaram tentar tirar ele”, contou a funcionária.
“Foi pura negligência. Não foi falta de aviso. A situação que aconteceu com ele [Guilherme], poderia ter acontecido com qualquer pessoa. O mínimo que ele merece é justiça e o parque tem a responsabilidade de ser transparente e colaborar com a investigação”, afirma.
A funcionária também disse que outros trabalhadores já se acidentaram e precisaram ser afastados. “É um descaso e eu espero que exista justiça”, acrescenta.
Outra funcionária, que também preferiu não se identificar, pontuou que um médico e uma enfermeira que estavam no parque apenas como visitantes precisaram ajudar no socorro de Guilherme, pois a equipe de plantão do Wet’n Wild não estava preparada para o atendimento.
“O salva-vidas age até um momento. Quando é uma ocorrência muito grave, a gente tem que chamar médicos e lá sempre tem um médico e um enfermeiro de plantão […] Fiquei sabendo que tinham dois cilindros [de oxigênio] pela metade, e são três no parque, usaram os três”, contou.
Também em entrevista à TV TEM, um homem que já trabalhou no parque, e que também preferiu não se identificar, disse que não se sentia seguro durante o expediente.
Conforme apurado pela TV TEM, a Polícia Civil intimou um representante do parque para prestar depoimento na próxima segunda-feira (19). O local ficou fechado nesta quarta (14) e quinta-feira (15). A previsão é que as atividades sejam retomadas na sexta-feira (16).
A reportagem também solicitou um novo posicionamento diante dos relatos e a empresa informou que todos os drenos do sistema hidráulico da atração Water Bomb possuíam grades de proteção.
Também disse que a marca Wet’n Wild, com diversas unidades ao redor do mundo, segue padrões internacionais para suas atrações, prezando pelo compromisso com a segurança.
O parque declarou que está colaborando com as investigações da Polícia Civil e que permanece em contato com a família de Guilherme para oferecer o suporte necessário.
“As atrações e piscinas seguem normas rígidas que têm o objetivo de assegurar o bem-estar de colaboradores e visitantes. O parque passa por renovações frequentes e a checagem técnica das atrações é feita periodicamente por equipes internas e externas, conforme as normas em vigor”, diz a nota.
“Nos 28 anos de funcionamento da unidade de Itupeva (SP), não houve qualquer outro caso de óbito envolvendo funcionários ou clientes relacionados às atividades do parque”, completa.
Fonte: G1/TV Tem
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira que a pasta tem dado “todo o respaldo institucional” ao Banco Central no processo de liquidação do Banco Master.
Segundo ele, o caso pode ser a “maior fraude do país”.
– O caso inspira muito cuidado, nós podemos estar diante da maior fraude bancária da história do país. Temos que tomar todas as cautelas devidas com as formalidades, garantindo evidentemente todo o espaço para a defesa se explicar, mas ao mesmo tempo sendo bastante firmes em relação àquilo que tem que ser defendido, que é o interesse público – afirmou.
O titular da equipe econômica disse que tem falado com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e elogiou o trabalho da autoridade monetária.
– Tenho falado com o presidente do Banco Central quase diariamente, dando todo o respaldo institucional da Fazenda para o Banco Central. Eu penso que nós temos feito um trabalho conjunto muito importante, que envolve a Fazenda também, o caso Reag envolve a Fazenda, tem uma conexão que está sendo apurada entre os dois casos – disse o ministro, em conversa com a imprensa. – A transparência vai ajudar, estou absolutamente seguro do trabalho que Galípolo e equipe fizeram ali.
O caso Reag, citado pelo ministro, refere-se à Reag Investimentos, uma das maiores gestoras independentes do país, que passou a ser monitorada pelas autoridades após a deflagração da Operação Carbono Oculto, da Polícia Federal.
Esta operação investiga suspeitas de lavagem de dinheiro e crimes financeiros por meio de fundos de investimento estruturados. A empresa nega irregularidades.
Esta é a primeira vez em que Haddad vem a público defender a atuação do BC no caso após as divergências com o Tribunal de Contas da União (TCU).
Haddad classificou a atuação do Banco Central como “tecnicamente muito robusta” e reforçou que o caso extrapola interesses privados, tornando-se uma questão de interesse público.
– É um assunto de interesse publico por várias razões, mas também porque envolve recursos de bancos públicos.
O ministro lembrou que, embora o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) seja considerado um fundo privado, ele é capitalizado também por bancos públicos.
Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal respondem por cerca de um terço dos recursos do fundo, o que, segundo Haddad, amplia a relevância do caso para o Estado.
Haddad disse ainda que conversou com o presidente do TCU, Vital do Rêgo, na semana passada. A corte de contas irá fazer uma inspeção nos documentos que embasaram a liquidação.
Nesta terça-feira, a autoridade monetária retirou os recursos (embargos) contra a inspeção nos documentos da liquidação do Banco Master.
Com isso, volta a valer o despacho que determinou a inspeção, segundo o órgão de contas.
As conversas ganharam corpo em reunião nesta terça-feira entre representantes do TCU e do BC.
No encontro, foi fechado um entendimento para que a Corte faça um trabalho de fiscalização do processo de liquidação do Banco Master sem gerar riscos para a autoridade monetária ou abrir brechas para a defesa dos acionistas da instituição liquidada.
– Penso que houve ali uma convergência e que as coisas vão caminhar para o lado certo – disse Haddad.
O Banco Master foi liquidado em novembro passado pelo BC por conta de uma “crise aguda de liquidez” que o impedia de satisfazer, com pontualidade, os compromissos assumidos, de acordo com a autoridade monetária.
A Polícia Federal investiga, ainda, a venda de carteiras de crédito de R$ 12 bilhões do Master para o BRB, banco estatal de Brasília.
A diretoria do São Paulo esfriou as conversas que vinha tendo com o Flamengo sobre a possibilidade de contratar o volante Allan por empréstimo.
Depois de o Flamengo indicar de que só liberaria o jogador caso o Tricolor topasse envolver Marcos Antônio no negócio, o time paulista recuou, assegurou a permanência de seu meio-campista titular e praticamente encerrou as negociações.
Internamente, embora o clube veja Allan como uma oportunidade de mercado interessante, já que o jogador está fora dos planos de Filipe Luís no clube carioca, há o entendimento de que uma troca entre um reserva do Flamengo e um titular do São Paulo seria um acordo completamente absurdo.
Assim, com conversas brecadas entre o executivo de futebol Rui Costa e o português José Boto, do Flamengo, o clube paulista olha novas alternativas no mercado que tenham perfil parecido.
Sem pressa, já que a janela de transferências seguirá até março, o clube espera que Hernán Crespo olhe com carinho para Hugo Leonardo, jogador de 21 anos que foi campeão da Copinha de 2025 e que se machucou depois de só um jogo no profissional.
Totalmente recuperado, Hugo foi relacionado na derrota para o Mirassol e agora aguarda uma chance para jogar e mostrar todo o seu potencial.
O São Paulo contratou três jogadores nesta janela de transferências: o volante Danielzinho, do Mirassol, o goleiro Carlos Coronel, ex-New York Red Bulls, e o zagueiro Matheus Dória, ex-Atlas do México. O lateral-direito Lucas Ramon, também do Mirassol, tem pré-contrato e chega em maio.