Um grupo de universitários do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), campus Hortolândia, tem transformado solidariedade em prática semanal. Por meio do projeto “Aprender para a Vida”, os alunos se unem à Associação Aprender para a Vida, ONG fundada em 2013, para recolher, montar e distribuir cerca de 300 kg de alimentos por semana a famílias em situação de vulnerabilidade social.
As ações são realizadas aos sábados e contam com cerca de 20 voluntários, que participam de todas as etapas:
- Recolhimento de frutas e legumes doados pelo Mercadão do Ceasa Campinas;
- Montagem dos kits na sede da ONG;
- Distribuição nos bairros Jardim Adelaide e Jardim Novo Ângulo, próximos à penitenciária de Hortolândia.
Segundo Gustavo Fernando Pereira, presidente da associação, o impacto é expressivo.
“Em média, recolhemos 300 kg de frutas e legumes doados pelo Ceasa e cerca de 13 kg de macarrão de uma empresa parceira. Isso nos permite entregar cerca de 100 kits por semana à comunidade e a familiares de presidiários do complexo penitenciário de Hortolândia”, explicou.
Já o universitário Ramon Alves de Almeida, aluno de Publicidade e Propaganda e coordenador do projeto, ressalta o aprendizado humano que vem junto com a ação.
“O volume de doações é grande, mas a ONG não tem estrutura para transportar tudo. Nosso papel é apoiar a coleta, organizar os kits e levar os alimentos até as famílias. Já atuei como voluntário em outros países, mas há necessidades aqui do nosso lado. A missão acontece o tempo todo; basta estar disponível para ajudar”, destacou.
Ramon lembra de uma moradora que perdeu sua casa em um incêndio, mas recebeu os alimentos com um sorriso: “Ela nos mostrou que, mesmo diante das dificuldades, o gesto de solidariedade traz esperança.”
A atual edição do projeto será encerrada neste sábado, 1º de novembro, às 16h, com uma campanha de arrecadação de brinquedos para presentear as crianças da comunidade do Jardim Adelaide.
Fonte:PortadaCidade