Quem circula pelas ruas de São Paulo neste fim de ano pode notar o trânsito mais tranquilo. A mudança não é por acaso e tem data para acabar. A prefeitura da capital paulista adotou medida temporária que altera a rotina de milhares de motoristas durante o período de festas e férias escolares.

Data Para Retorno do Rodizio de Placas de Veículos em São Paulo
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o Rodízio Municipal de Veículos para automóveis está suspenso até o próximo dia 9 de janeiro, por causa da redução no fluxo de veículos típica desse período. A restrição volta a valer normalmente a partir do dia 12 de janeiro de 2026, conforme publicado no Diário Oficial do Município.
A suspensão vale apenas para carros de passeio. Continuam em vigor o rodízio para caminhões, além das restrições da Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e da Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF), que seguem funcionando normalmente em toda a cidade.
Onde o rodízio vale e quais são as punições
Quando está ativo, o rodízio restringe a circulação de veículos no centro expandido da capital nos horários de pico: das 7h às 10h e das 17h às 20h. A área inclui o chamado Minianel Viário, formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D’Escragnolle Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, Tancredo Neves, Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e as avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.
Motoristas que desrespeitam o rodízio estão sujeitos a infração média, com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira de habilitação, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.
Para tirar dúvidas, acompanhar o trânsito em tempo real ou registrar ocorrências, a orientação é entrar em contato com o SP156, canal oficial da Prefeitura de São Paulo.
Fonte: Metrópoles