A Primavera inicia oficialmente no Brasil nesta terça-feira (23), período que marca a transição entre o Inverno e o Verão. Neste período, o clima varia bastante porque o país é muito grande e abrange diferentes regiões climáticas, segundo dizem os especialistas. A Estação das Flores segue até 21 de dezembro.
Em Piracicaba e região metropolitana, a esperança é que as chuvas voltem para amenizar os dias secos das últimas semanas. De acordo com o Cepagri/Unicamp (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), uma frente fria chega à cidade já neste início de semana.
Segundo o órgão, o tempo muda em toda da RMP (Região Metropolitana de Piracicaba), com boas possiblidades de chuva. Depois, outra está programada somente para a segunda quinzena de outubro, alternando ainda com períodos secos e quentes.
Segundo o Climatempo, nesta segunda-feira (22), são esperadas pancadas de chuva mais intensas em Piracicaba. Também há possibilidade de chuvas leves ou fracas nesta quinta-feira (25). Após isso, a previsão indica muitos dias sem chuva ou com probabilidade muito baixa.
O Cepagri/Unicamp indica que ainda não haverá uma regularidade de chuvas nas próximas semanas; isso deverá acontecer somente a partir de novembro. Para o órgão, haverá alguns períodos de tempestades, mas nada que se estabeleça a estação das chuvas, que acontece tradicionalmente entre os dois últimos meses e os dois primeiros de cada ano.
CARACTERÍSTICAS
Tradicionalmente, na Primavera há aumento gradual das temperaturas: depois do inverno, o ar começa a esquentar, especialmente no Sul e no Sudeste. Há ainda maior incidência de chuvas: em boa parte do país, principalmente no Centro-Oeste, Sudeste e Norte, a primavera é marcada pelo retorno das chuvas, com pancadas fortes no fim da tarde.
Outra característica é que, na Primavera, há dias mais longos: os dias vão ficando mais claros e com maior duração de sol. A floração também é mais intensa, quando muitas árvores e plantas florescem, como o ipê e o manacá-da-serra, o que deixa as cidades coloridas.
Há também diferenças regionais: no Sul, a Primavera traz bastante instabilidade, com alternância de calor e frio, além de temporais frequentes. No Sudeste, as temperaturas sobem e começam as chuvas de verão, principalmente em outubro e novembro.
Já no Centro-Oeste, há o período de transição da seca para a estação chuvosa, com aumento da umidade e chuvas fortes. Na região Norte, é quente e úmida, mas em algumas áreas a chuva aumenta na primavera. E em grande parte do Nordeste segue o quente e seco; no litoral pode haver chuvas ocasionais.
Fonte:jp