Até o fim de 2025, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, vai devolver o sorriso a mais de 6.500 pessoas com a entrega gratuita de próteses dentárias totais e parciais. O Mutirão da Prótese Dentária foi criado para zerar uma fila que se arrasta desde 2021.
De acordo com levantamento da Secretaria, 1.911 pessoas aguardam pela prótese total e 4.657 pela parcial, somando 6.568 pacientes. A intensificação dos atendimentos começou em julho, com a triagem, e em agosto teve início a moldagem. As primeiras próteses devem ser entregues já em setembro.
“Esse mutirão é um exemplo de gestão eficiente, que olha com atenção para quem mais precisa. Devolver o sorriso para milhares de piracicabanos é devolver autoestima, dignidade e qualidade de vida”, destacou o prefeito Helinho Zanatta.
Para viabilizar a ação, a estrutura foi ampliada. “Antes conseguíamos entregar apenas 120 próteses por mês. Agora, além de dobrar de duas para quatro cadeiras no atendimento regular, criamos mais oito em horário estendido, das 17h às 21h em dias úteis, e também aos finais de semana e feriados, das 8h às 17h”, explicou Fernanda Bado, coordenadora de Saúde Bucal.
O processo começa nas unidades da Atenção Básica, onde os pacientes em fila são convocados para triagem. Quando necessário, recebem tratamentos prévios, como extrações, restaurações ou limpezas, antes da moldagem.
Fonte:jp