O atacarejo como você conhece está com os dias contados: o grupo russo Svetofor anunciou a entrada no mercado brasileiro com 50 lojas do modelo “ultra-hard-discount” em até três anos, com preços extremamente baixos e nenhum serviço ao consumidor.
Segundo o Estadão, a primeira unidade deve ser inaugurada ainda neste ano em Americana, cidade do interior paulista. Sob a bandeira de “Vantajoso”, a empresa pretende se consolidar no Sudeste, com abertura de lojas nas periferias de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
A executiva Karina Storozhenko, que lidera a implantação da Svetofor no Brasil, explica que o plano é ter uma rede que seja sinônimo de preços constantemente baixos. O principal público-alvo é o consumidor de renda média ou baixa que busca descontos para economizar.
As lojas “ultra-hard-discount” têm área de vendas de cerca de 1.000 m², variedade reduzida e operações simplificadas. Para Marcos Escudeiro, professor de Varejo da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), o modelo é o “sucessor do atacarejo” no médio prazo.“Acompanho a evolução do varejo alimentar no mundo e sempre me surpreendo com o crescimento dos hard discounters, seja em países de alta renda ou em nações com menor renda”, observa, em entrevista ao Estadão.
FONTE: ndmais