Aos 30 anos, o atacante Guilherme, com passagens por Botafogo, Fortaleza, Grêmio, Sport e mais recentemente Santos, vive o início de um novo desafio, no Houston Dynamo, nos Estados Unidos.
E os dois gols marcados na vitória por 2 a 1 sobre o Chicago Fire, na estreia da MLS, no último fim de semana, foram resultados de uma boa adaptação.
— A adaptação foi rápida, porque tem muitos brasileiros aqui na cidade e no clube. Já me conectei com bastante gente. Muitos latinos também. Antes da estreia fizemos um último jogo no nosso estádio e eu fiz um hat-trick e aquilo já gerou uma esperança e ansiedade. E na estreia na MLS e eu faço dois gols… A nossa expectativa com certeza é classificar para os playoffs. Acredito que temos tudo para fazer um grande ano.
“Artilheiro dos tempos sombrios” no Santos
Guilherme foi vendido pelo Santos por R$ 11 milhões no fim do ano passado.
Em dois anos no Peixe, ele marcou 27 gols e deu 19 assistências.
É o clube em que o atacante teve maior produção ofensiva.
Apesar disso, conviveu com críticas em meio ao período difícil em que vive o clube, disputando a Série B em 2024 e brigando contra o rebaixamento em 2025.
— De uma forma geral, fui muito feliz no Santos. Depois que saí, recebi algumas mensagens engraçadas, que eu não recebia quando estava lá. Que o Guilherme foi o artilheiro dos tempos sombrios do Santos. É engraçado, mas também verdadeiro. Cheguei no ano mais difícil da história, depois do trágico rebaixamento. Sei que naquela época muitos não queriam ir para o Santos. Eu aceitei o desafio. Fui o artilheiro o líder de assistências em duas temporadas. Os altos e baixos são normais na carreira de qualquer jogador. E não sei se tive mau momento. Confesso que não enxergo dessa forma. Acredito que foram maus momentos da equipe e acaba atingindo um todo. Mas tenho gratidão imensa por todos lá. Ficou e vai ficar marcado no meu coração para sempre.
Guilherme não apenas atuou ao lado de Neymar, mas se tornou amigo do astro.
Foi um dos jogadores do elenco santista com maior proximidade do ídolo desde o início de sua trajetória.
Ele revela que viveu grande expectativa pela volta do Camisa 10 ao Santos.
— Jogar com o Neymar foi algo surreal. Quando começou a se falar de um retorno do Neymar ao Santos, fiquei numa ansiedade gigantesca. Nos conectamos de uma forma muito especial. Foi muito verdadeira, muito natural. No primeiro treino dele lá, ficamos batendo papo. É um privilégio ser amigo do Neymar, foi um privilégio jogar com ele, aprendi muita coisa. É um cara fora de série. Com certeza um dos maiores do futebol. É algo que nem nos meus melhores sonhos eu sonhei.
Neymar foi decisivo nas últimas rodadas do Brasileirão 2025, contribuindo com a saída do Santos da zona de rebaixamento.
No entanto, durante a temporada, sofreu com problemas físicos e não pôde atuar em cerca de 50% dos jogos da equipe.
Guilherme avalia a diferença das partidas em que tinha o ídolo santista em campo.
— Para mim, quando tinha ele em campo, facilitava muito. É um cara extremamente diferente. Me procurava muito em campo. Quando ele jogava, eu participava muito mais do jogo e dos lances ofensivos. Ele me procurava muito, eu o procurava muito também. Quando se trata de Neymar, as coisas ficam muito mais fáceis. Foi um ano difícil que tivemos, mas eu fico com as coisas positivas. O sacrifício que esse cara fez no fim do ano para nos ajudar foi algo que jamais a gente vai esquecer.
Apesar de destacar seus momentos vividos em Fortaleza e Sport, Guilherme crava que o Santos foi a melhor experiência de sua carreira.
Ele revela que segue em contato com os jogadores do Peixe e fica na torcida, mesmo à distância.
“O Santos mudou meu cenário como atleta no futebol brasileiro. Acabei sendo visto com mais carinho. Com certeza essas duas minhas temporadas foram muito importantes. Ontem deixei uma mensagem para o Neymar. Uma palavra de amigo, de força. Tenho falado também com o Schimidt, o Brazão… Falo com muitos jogadores de lá. Assisto ainda aos jogos do Santos, sempre. Mesmo de longe, estou na torcida para que se recuperem e façam um grande ano”.