O sorteio da chave principal do Australian Open 2026, realizado na madrugada desta quinta-feira (15), definiu os primeiros desafios dos principais tenistas brasileiros no primeiro Grand Slam da temporada. Número 1 do Brasil e 30º do ranking mundial, João Fonseca entra na disputa como o 28º cabeça de chave do torneio.
Na estreia em Melbourne, Fonseca encara o norte-americano Eliot Spizzirri, atual 89º do ranking. Será o primeiro confronto entre os dois em chave principal de ATP ou de Grand Slam. O único duelo anterior aconteceu no qualifying do US Open de 2024, com vitória do americano em três sets.
Caso avance à segunda rodada, o brasileiro enfrentará o vencedor do confronto entre o italiano Luca Nardi, número 108 do mundo, e um jogador vindo do qualifying ou como lucky loser.
Se confirmar a classificação nas duas primeiras partidas, João Fonseca pode ter pela frente o atual bicampeão do torneio e número 2 do ranking mundial, Jannik Sinner, já na terceira rodada.
Fonseca fará sua estreia na temporada após desistir dos ATPs 250 de Brisbane e Adelaide por causa de dores na lombar. A partida contra Spizzirri ainda não tem data e horário definidos.
Na chave feminina, Beatriz Haddad Maia também teve o caminho definido. A brasileira terá pela frente a cazaque Yulia Putintseva, número 105 do ranking. Bia venceu a adversária por duas vezes em 2023.