O Football Video Support (FVS) — Vídeo Suporte ao Futebol, isto é, o desafio de vídeo — vai ser usado pela primeira vez no Brasil nesta sexta-feira.
A estreia da ferramenta, já usada no vôlei, tênis e basquete, será em Comercial x XV de Piracicaba pela ida da semifinal da Copa Paulista, competição que movimenta o segundo semestre no interior de São Paulo e garante calendário nacional aos finalistas. A bola rola às 20h, no Palma Travassos, em Ribeirão Preto (SP).
Um dia antes da estreia, a ferramenta foi testada em um amistoso dos times sub-20 do São Paulo e Ska Brasil no CT do Tricolor, em Cotia. Além dos atletas e comissão técnica, a tecnologia também foi apresentada aos árbitros. O modelo foi usado Fifa na Copa do Mundo Feminina Sub-20 do ano passado.
— A gente está com uma expectativa muito grande e tem certeza que é mais uma ferramenta para ajudar o futebol, para legitimar cada vez mais os resultados da partida – disse o ex-árbitro Ednilson Corona, vice-presidente da comissão de arbitragem da FPF, entidade responsável por iniciar as atividades da nova tecnologia no país.
Cada técnico começa o jogo com direito a dois pedidos. A sinalização será a partir de um gesto girando o dedo no ar, entregando ao quarto árbitro um cartão de solicitação.
Na sequência, o árbitro principal vai até a cabine à beira do gramado para assistir ao lance com a ajuda de um operador de replay.
O árbitro tem a autonomia de manter ou alterar a decisão de campo a partir da revisão. Se o desafio for bem-sucedido, o treinador não perde a solicitação utilizada.