O Governo Federal estabeleceu 28 de fevereiro de 2032 como data limite para a substituição do antigo Registro Geral (RG) pela nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A mudança, que começou a ser implementada em 2023, visa unificar a identificação dos brasileiros com o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como número único nacional.
Atualmente, 23 estados e o Distrito Federal já aderiram ao novo modelo. A integração promete agilizar o acesso a serviços públicos essenciais, como saúde, educação e programas sociais, além de aumentar a segurança na identificação e evitar fraudes.
O objetivo da CIN é unificar os registros de identidade em todo o país, eliminando a possibilidade de um mesmo cidadão possuir diferentes números de RG em cada estado. Essa medida visa facilitar o acesso a serviços públicos, como saúde, educação e programas sociais, além de aumentar a segurança e precisão na identificação. Consultas no SUS, registros no INSS e benefícios como o Bolsa Família poderão ser realizados de forma mais ágil.
Fonte:jp