Quando ainda era piloto substituto na Williams na temporada 2024 da F1, o argentino Franco Colapinto polemizou ao incentivar que torcedores comprassem produtos falsificados da equipe devido aos altos valores dos itens. Seu atual time, Alpine, aproveitou para surfar na onda do comentário oferecendo uma alternativa legalizada aos fãs: uma plataforma gratuita de compartilhamento de design.
A plataforma foi batizada de “The Originals Fake Collection”, em tradução: “A Original Coleção Falsa”. No site, é possível fazer o download de ilustrações, logos e artes criadas por torcedores de forma gratuita. Até agora, 34 designs já foram publicados por fãs do argentino.
– A coleção The Originals Fake foi criada especialmente para vocês, fãs de Franco Colapinto. Baixem logotipos, fotos, ilustrações, adesivos e outros recursos para criar seu próprio merchandising exclusivamente para uso pessoal. Esta coleção livre de direitos autorais é a nossa forma de agradecer pelo incrível apoio que vocês nos deram desde o momento em que anunciamos Franco Colapinto como embaixador da Renault Esprit Alpine – diz o portal.
Tudo começou em outubro do ano passado; em entrevista a um programa de televisão argentino, o piloto comentou sobre os altos valores em itens das equipes – e sobretudo de sua própria, na época, a Williams:
– Espero que as pessoas não fiquem duras comprando essas coisas. A Williams coloca um preço nisso que nem o Cristiano Ronaldo pode pagar, os argentinos ficam loucos e gastam tudo com isso, e depois ficam comendo arroz por dois meses. Comprem as coisas falsificadas, que são baratas.
Em seguida, ele ratificou a brincadeira, mas a fala já havia viralizado. Tanto que, no mês seguinte, durante o GP de São Paulo no Brasil, uma fã foi até ele pedir autógrafo em uma camisa pirateada. A torcedora argentina gritou “a camiseta é falsa” e levou o piloto aos risos no paddock do Autódromo de Interlagos.
Colapinto é, ao lado do brasileiro Gabriel Bortoleto, um dos únicos pilotos sul-americanos do atual grid da F1. Ele disputou nove corridas pela Wiliams em 2024, substituindo Logan Sargeant após a equipe decidir pela demissão precoce do americano. Seu melhor resultado foi um oitavo lugar no GP do Azerbaijão.
Colapinto foi contratado como reserva da Alpine em janeiro deste ano e, meses depois, em maio, anunciado como titular da equipe: o recém-nomeado chefe Flavio Briatore optou por dispensar o calouro Jack Doohan, após sete corridas com resultados insatisfatórios.
O jovem argentino reestreou no GP da Emilia-Romagna, mas também não apresentou bons resultados até aqui, sem pontuar desde o retorno às pistas. Ele chegou a bater, na última semana, enquanto guiava o carro da Alpine em um teste de pneus no Circuito de Hungaroring, na Hungria. O argentino ocupa o 20º lugar no campeonato de pilotos, sendo o único até agora sem pontuar.