O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), inaugurou nesta quarta-feira (17) uma sala multissensorial, ambiente desenvolvido para acolher passageiros neurodivergentes e acompanhantes no terminal. A sala fica no embarque nacional, após o raio-x.
A sala oferece iluminação suave, sons relaxantes, materiais táteis, aromaterapia e projeções. O espaço funciona diariamente das 7h às 23h.

Segundo o governo federal, neurodivergente é a pessoa que possui uma configuração neurológica diferente do padrão esperado pela sociedade. Além de autistas, enquadram-se na definição pessoas com dislexia, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), déficit de aprendizagem, síndrome de Tourette, entre outros.
Este apoio ativo é voltado para passageiros que possam apresentar sinais de desconforto, ansiedade ou desregulação durante o processo de viagem, como ruídos intensos, iluminação forte, movimento constante e filas.
O espaço possui regras de utilização, incluindo:
- permanência máxima de 30 minutos
- uso silencioso do espaço
- restrição de alimentos e bebidas
- acompanhamento obrigatório por parte de familiares para menores de idade ou pessoas que necessitem de suporte adicional.
Fonte:g1