Cinco casos do vírus Nipah (NiV) foram confirmados na Índia, segundo comunicado do governo tailandês, deixando o país em alerta e forçando o governo a entrar em estado de quarentena. A infecção ataca o cérebro e pode levar a pessoa ao coma.

Cinco Casos do Vírus Nipah (NiV) Foram Confirmados na Índia
Dois casos foram registrados em enfermeiros do Hospital in Barasat em Bengala Ocidental, segundo o jornal britânico ‘The Telegraph’. Um dos enfermeiros ficou em coma, e ambos os profissionais teriam se infectado por um outro paciente com sintomas respiratórios agudos, que morreu antes dos testes da doença serem realizados. 180 pessoas foram testadas e 20 pessoas foram colocadas em quarentena.
O comunicado pede que as pessoas lavem “bem as frutas antes do consumo e lavando as mãos com sabão após manusear animais, carne ou carcaças, especialmente morcegos, porcos, cavalos, gatos, cabras e ovelhas.”
A porta-voz adjunta do Gabinete do Primeiro-Ministro da Tailândia avisou que não foram registrados casos no país. O teste é para diagnosticar a doença é o RT-PCR, o mesmo da Covid-19.
O vírus foi inspiração para o filme “Contágio “, em que médicos investigam a origem de uma doença letal. O surto, usado como base do filme, aconteceu em 1999, na vila Sungai Nipah. 105 pessoas morreram, com 160 infectados. Também acabou com a economia local de porcos. Profissionais infectad.
Histórico
O vírus Nipah é uma infecção zoonótica transmitida de animais que pode ser transmitida de pessoa para pessoa ou alimentos contaminados, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Os sintomas inicias incluem febre, dor de cabeça, mialgia (dores musculares), vômitos e garganta inflamada. O quadro pode evoluir para tontura, sonolência, confusão mental.
Em casos mais graves, a pessoa pode desenvolver doença respiratória aguda até convulsões e encefalite (inflamação no cérebro), que podem levar ao coma de 24 a 48 horas.
Pode ser transmitida por animais e frutas, se infectadas previamente por urina e saliva de morcegos, como já ocorreu em Bangladesh e Índia. O período de incubação do vírus é de quatro a 14 dias. A maioria das pessoas se recupera, mas alguns ficam com sequelas devido à encefalite.
A quantidade de mortos pela infecção do Nipah é de 40 a 75% segundo a OMS, mas pode variar dependendo de como os casos são tratados.
A infecção não tem drogas especificas desenvolvidas para o tratamento.
Outros surtos
Os primeiros casos do vírus aconteceram em 1999, na Malásia e Singapura. Surgindo em fazendas de porcos na vila de Sungai Nipah. A Índia teve outros pequenos surtos da doença, além de Bangladesh, sem grandes repercussões.
Fonte: Jovem Pan