O canadense Felix Auger-Aliassime tinha o histórico de jamais ter perdido para o italiano Jannik Sinner: três jogos, com duas vitórias e uma desistência. Ao vencer por 2 sets a 0 (6/0 e 6/2), pelas quartas de final do Masters 1000 de Cincinnati, na quinta à noite, o número 1 do mundo fez mais que quebrar uma escrita. O primeiro triunfo sobre Auger-Aliassime significou a 25ª vitória seguida na quadra dura – algo que apenas o Big 4 (Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic e Andy Murray) conseguiu neste século.
A última derrota de Sinner em quadra dura foi em outubro de 2024, quando o espanhol Carlos Alcaraz – dois do mundo – o superou na final do ATP 500 de Pequim, de virada: 6/7 (6), 6/4 e 7/6 (3).
– Eu me senti muito bem em quadra. Minha devolução (de saque) funcionou muito bem. Acho que isso foi um ponto-chave para a vitória – disse o italiano – Agora, tenho um dia de descanso, vou me recuperar e pensar no que posso fazer nas semifinais.
Na próxima fase, por uma vaga na decisão, ele vai enfrentar a surpresa do torneio: o francês Térence Atmane. O jogo será neste sábado, ainda sem definição de horário. O algoz de João Fonseca na terceira rodada segue a trilha de vitórias em Cincinnati. Após eliminar o brasileiro, Atmane passou pelo americano Taylor Fritz, quarto do mundo, nas oitavas de final, e pelo dinamarquês Holger Hune, número 9 da ATP, nas quartas. Essa partida, na noite de quinta, terminou com fáceis 6/2 e 6/3 para o francês.
Contra Sinner, Auger-Aliassime cometeu 29 erros não-forçados – um número alto especialmente numa partida de dois sets, que durou 1 hora e 11 minutos.
– Tive uma pequena queda no segundo set quando ele conseguiu quebrar meu serviço. Fiquei feliz porque devolvi a quebra rapidamente. Eu me senti jogando um grande tênis.