O herdeiro do trono britânico, príncipe William, chegou ao Rio de Janeiro, na manhã desta segunda-feira (3), para cumprir uma agenda voltada à pauta ambiental e recebeu um dos símbolos mais tradicionais da cidade: as chaves do município.
A cerimônia, realizada no Pão de Açúcar, na Urca, contou com a presença do prefeito Eduardo Paes e reuniu autoridades sob forte esquema de segurança.
O príncipe ficou encantado com o visual da cidade e falou um pouco com o prefeito sobre a questão da segurança do Rio e os episódios de violência da semana passada, quando 121 pessoas morreram em uma megaoperação nos complexos da Penha e do Alemão.
O Príncipe de Gales desembarcou na capital fluminense por volta das 11h40, em sua primeira visita oficial ao Brasil. Ele passou cerca de 15 minutos no trajeto até o heliponto do Pão de Açúcar, onde recebeu a chave da cidade, uma versão bem menor das usadas na cerimônia de entrega para o Rei Momo antes do carnaval.
Após a visita, o príncipe postou um agradecimento em uma rede social. Em tradução livre, o texto diz:
“Foi uma honra receber as chaves da cidade no icônico Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, antes de alguns dias empolgantes com o Earthshot Prize e o Programa United for Wildlife. Obrigado pela calorosa recepção, Prefeito @eduardopaes.”
William é o anfitrião do Earthshot Prize, prêmio internacional que reconhece projetos de inovação e preservação ambiental — considerado o “Oscar da sustentabilidade”.
O prefeito Eduardo Paes disse que, durante a visita, conversou com o príncipe sobre as belezas do Rio e que a cidade faz parte da história da família dele. “Falei da natureza e que o pai dele já esteve aqui”, disse o prefeito.
Ao longo do trajeto, William foi alvo de muita curiosidade por parte dos turistas que estavam visitando a atração turística. Vários celulares foram erguidos para registrar imagens do príncipe. Sorridente, ele apertou as mãos dos turistas.
Fonte: g1 globo