O prefeito de Americana, Chico Sardelli, anunciou nesta segunda-feira (15) a ampliação do projeto “Vivendo com Exercício”, que promove saúde e bem-estar por meio da prática regular de atividades físicas. A iniciativa, atualmente vinculada apenas à UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim São Paulo, será realizada também em outras seis regiões em 2026. A novidade foi anunciada durante a confraternização de fim de ano do grupo, que contou também com a presença do vice-prefeito Odir Demarchi, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lionela Ravera Sardelli, e do secretário adjunto de Saúde, Fábio Joner.

Ampliação de Grupos de Atividades Fisicas nas Unidades de Saúde em Americana
O projeto, coordenado pelo professor de Educação Física Tiago Volpi, tem como principal objetivo utilizar a atividade física como porta de entrada para o autocuidado e para a promoção da saúde no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Hoje, a iniciativa atende 10 grupos, com aproximadamente 300 pessoas participando por semana. Com a ampliação, serão oferecidas mais 600 vagas em todo o município, chegando a cerca de 1.000 pessoas atendidas por semana.
“Estamos ampliando um projeto que já mostrou, na prática, como o exercício físico pode transformar a vida das pessoas. Levar essa iniciativa para mais bairros e regiões é investir em prevenção, qualidade de vida e cuidado com a nossa população. Queremos que a saúde esteja cada vez mais perto dos moradores, de forma acessível e contínua”, destacou o prefeito Chico.
“A ampliação do ‘Vivendo com Exercício’ mostra o nosso cuidado em investir na prevenção e na saúde das pessoas. É um projeto que leva orientação, acompanhamento e qualidade de vida para dentro dos bairros, fortalecendo o SUS e ajudando a população a ter uma rotina mais saudável”, ressaltou o vice-prefeito Odir.
A expansão do projeto vai permitir que pacientes de todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias Saúde da Família) de Americana participem das atividades, que serão realizadas nos seguintes locais:
– ESF Praia Azul: terça e quinta-feira, das 9h às 10h30 e das 14h30 às 16h, na Igreja Matriz São Benedito. Atende também pacientes da ESF Zanaga I e II, ESF Jardim Brasil e ESF São José;
– UBS Jardim Guanabara: sexta-feira, das 8h30 às 10h e das 14h30 às 16h, na Cruzada das Senhoras Católicas. Atende também pacientes da UBS São Domingos;
– UBS Ipiranga: terça e quarta-feira, das 8h30 às 10h e das 14h30 às 16h, no Centro de Capacitação Profissional da Criança e do Adolescente (CCPA);
– UBS Jardim Boer: segunda e quarta-feira, das 8h30 às 10h e das 14h30 às 16h, na Praça da Amizade. Atende também pacientes da UBS São Vito, UBS Cariobinha e ESF Jaguari;
– UBS Liberdade: sexta-feira, das 8h30 às 10h e das 14h30 às 16h, na Associação Livres em Cristo (ALEC). Atende também pacientes da UBS Gramado, UBS Dona Rosa e ESF Mário Covas;
– UBS Parque das Nações: segunda e quinta-feira, das 8h30 às 10h e das 14h30 às 16h, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro;
– UBS Jardim São Paulo: segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira, das 8h30 às 10h, no Centro Comunitário do Jardim Glória e Jardim São Paulo. Atende também pacientes da UBS Mathiensen, ESF Alvorada e UBS Vila Galo.
“O projeto vai muito além da atividade física. A gente trabalha o autocuidado, cria vínculo com os participantes e mostra que pequenas mudanças de rotina fazem muita diferença. Ver pessoas melhorando a saúde, ganhando disposição e reduzindo o uso de medicamentos é o maior retorno do nosso trabalho”, pontuou o professor Tiago Volpi.
Para participar, os interessados podem procurar diretamente a recepção das unidades de saúde – portando documento com foto, Cartão SUS e comprovante de residência em Americana – e agendar uma consulta com o PEF (Profissional de Educação Física). A inclusão nos grupos também pode ser feita por meio de encaminhamento de profissionais de outras especialidades da rede pública.
Além dos exercícios físicos, os participantes das atividades recebem também orientação nutricional e acompanhamento das condições gerais de saúde, com apoio de uma equipe multidisciplinar formada por médico, enfermeiro, nutricionista, farmacêutico, entre outros profissionais.
“A ampliação reforça a visão da saúde como prevenção e não apenas tratamento. O exercício físico, aliado ao acompanhamento multiprofissional, tem apresentado resultados concretos no controle de doenças crônicas e na melhoria da qualidade de vida. É uma política pública eficiente, que impacta diretamente o bem-estar da população”, acrescentou o secretário de Saúde de Americana, Danilo Carvalho Oliveira.
A ampliação demonstra o potencial da atividade física como ferramenta central na promoção da saúde e do autocuidado em Americana, apresentando resultados expressivos na melhoria da qualidade de vida dos munícipes. Em três anos de projeto, já foram ofertadas mais de 10 mil medidas de monitoramento de doenças crônicas como hipertensão, diabetes e obesidade, que incluem aferições de peso, circunferência, glicemia e pressão arterial. As ações incluíram também 36 palestras de Educação em Saúde, abordando temas como higiene do sono, medicamentos, alimentação, envelhecimento, fonoaudiologia, entre outros assuntos.
Entre os pacientes que participam das atividades, 84 relataram redução na dose de medicamentos para doenças crônicas e 27 interromperam o uso de medicamentos devido à mudança no estilo de vida e adesão à atividade física. Além disso, foi constatado um aumento no Nível de Atividade Física Habitual (NAFH) dessas pessoas, de 32 minutos semanais para 146 minutos semanais.
“O ‘Vivendo com Exercício’ fortalece o cuidado integral dentro das unidades de saúde. Os grupos criam um ambiente de acolhimento, acompanhamento contínuo e educação em saúde. Com a expansão, conseguimos alcançar mais pessoas e ampliar esse olhar preventivo tão importante para o SUS em Americana”, concluiu a diretora da Unidade de Serviços de Saúde Básica e Preventiva, Simone Maciel.
Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura Americana