O Papa Leão XIV vai unir fé e sétima arte no próximo sábado (15/11). O Pontífice, que fez história ao se tornar o primeiro papa norte-americano, vai receber um grupo de atores e diretores de cinema no Palácio Apostólico, no Vaticano, em um encontro dedicado ao diálogo entre a Igreja e o universo cinematográfico. Para a ocasião, ele mostrou seu lado cinéfilo e revelou quais são seus quatro filmes favoritos.
A reunião, segundo o Vatican News, tem como objetivo aprofundar a relação entre espiritualidade e arte, explorando como o cinema pode contribuir para promover valores humanos e inspirar reflexão. Mas o destaque promete ficar por conta de um momento mais pessoal: o Papa vai compartilhar os títulos que, segundo ele, ajudaram a moldar sua visão sobre fé, humanidade e esperança.
E as escolhas são clássicos de peso. Entre produções que marcaram gerações e emocionaram plateias no mundo inteiro, Leão XIV cita obras que exploram temas como bondade, perdão, superação e o valor da vida: “A Felicidade Não se Compra” (1946), de Frank Capra; “A Noviça Rebelde” (1965), de Robert Wise; “Gente Como a Gente” (1980), de Robert Redford; e “A Vida é Bela” (1997), de Roberto Benigni.
O encontro deve reunir nomes de peso do cinema internacional, como Cate Blanchett, Monica Bellucci, Spike Lee, George Miller, Gaspar Noé, Gus Van Sant, Robert Andò e Matteo Garrone, entre outros. A expectativa é de um diálogo aberto sobre como o cinema pode despertar empatia, esperança e senso de comunidade — temas que o Papa costuma enfatizar em seus discursos.
Nos últimos meses, Leão XIV tem reforçado sua aproximação com o universo artístico. Na sexta-feira (7/11), ele recebeu em audiência o ator Robert De Niro, de 82 anos, vencedor de dois Oscars e dono de uma longa carreira marcada por papéis intensos. Antes disso, no fim de junho, o Pontífice também recebeu Jonathan Roumie, intérprete de Jesus na série “The Chosen”.
Fonte Portal leodias