Neymar está de fora do clássico com o Palmeiras nesta próxima quinta-feira (6/11). A decisão foi tomada em conjunto devido a preocupação com uma nova possível lesão no gramado sintético do Allianz Parque, palco do jogo. A ideia do Santos e do estafe do jogador é tê-lo para a partida do próximo domingo (9/11) contra o Flamengo, no Maracanã.
Oficialmente, no entanto, a informação da ausência do craque ainda não foi confirmada. O Portal LeoDias Esportes procurou o estafe de Neymar que informou que a decisão cabe ao Santos. O clube do litoral paulista, também procurado pela reportagem, informou que ainda não tem um posicionamento oficial quanto a ausência de Neymar no clássico.
Gramado sintético é alvo de críticas antigas de Neymar
Neymar e alguns jogadores importantes do futebol brasileiro como Thiago Silva, Philippe Coutinho, Lucas Moura e Gabigol encabeçaram uma campanha contra o gramado sintético no futebol brasileiro. O motivo das críticas foi por conta de um suposto aumento no número de lesões neste tipo de gramado e pela falta de “isonomia” por supostas vantagens técnicas que jogar neste tipo de solo podem proporcionar a alguns times.
Apesar de alguns estudos apontarem possíveis aumentos de lesões, em especial de ligamentos do joelho, não existe um consenso no meio esportivo acadêmico no impacto que o gramado sintético pode ter em problemas físicos. Com isso, a FIFA autoriza a utilização de grama sintética em jogos oficiais.
No entanto, apesar de aprovar, grandes ligas europeias (França, Inglaterra, Alemanha, Itália e Espanha) e a própria FIFA não utilizam gramados sintéticos em competições como a Copa do Mundo e o Mundial de Clubes.
Neymar já chegou a se referir ao próprio gramado do Allianz Parque em tom crítico: “Jogar no Allianz, para mim, é impossível. Jogar em Society é algo que incomoda qualquer jogador, independentemente das lesões”, disse em entrevista nos últimos meses.
Apesar das críticas, Neymar chegou a atuar em gramado sintético em uma oportunidade na temporada: no empate do Santos contra o Atlético-MG na Arena MRV, em Belo Horizonte. Curiosamente, foi justamente a última partida de Neymar após ficar mais de um mês e meio fora por conta de uma lesão muscular.
Fonte: Portal leodias