A vitória de Kimi Antonelli no GP do Japão marcou o terceiro triunfo consecutivo da Mercedes na Fórmula 1. O italiano já havia vencido na China e seu companheiro de equipe, George Russell, terminou em primeiro na Austrália. Com isso, a escuderia alemã já soma cinco pódios em três corridas, e o começo de ano avassalador anima os fãs da equipe: estatisticamente, um início como esse costuma resultar em títulos.
A Mercedes tem dominado a Fórmula 1 em 2026. A nova sensação da categoria, Kimi Antonelli, conquistou duas vitórias nos três primeiros GPs e se tornou o mais jovem piloto a liderar a F1. Entre comparações e expectativas, o italiano conquistou 72 pontos até aqui e é seguido de perto pelo seu companheiro de equipe, George Russell, com 63. Juntos, eles somam 135 pontos no campeonato.
A pontuação é a maior da história do time nas três corridas iniciais da F1. No entanto, 12 dos 135 pontos da Mercedes foram conquistados na corrida sprint do GP da China, e a prova reduzida não existia antes de 2021. Desconsiderando a etapa extra, Antonelli e Russell somaram 123 pontos nas três primeiras corridas e têm o segundo melhor começo da equipe na F1, atrás de 2019. Na ocasião, Lewis Hamilton e Valtteri Bottas garantiram 130 pontos nas provas, com três dobradinhas.
Em meio a isso, uma estatística escancara como a dominância das primeiras etapas reflete na classificação final. Das 76 temporadas completas da Fórmula 1 até aqui, em 16 delas uma equipe venceu as três primeiras corridas. Destas, em 15 a equipe se sagrou campeã mundial de construtores.
Quem se favorece com esses números é a equipe alemã, que disparou na liderança do mundial de construtores. O começo empolgante enche os torcedores de expectativa por um título mundial, que não acontece desde 2020 entre pilotos – com Lewis Hamilton – e 2021 entre as equipes.
Apesar disso, o domínio no início deste ano não é um feito inédito para a equipe alemã. Em outras quatro oportunidades ao longo da história, as Flechas de Prata venceram as três primeiras corridas: 2014, 2016, 2019 e 2020. Em todas, a equipe ganhou o mundial de pilotos – três vezes com Lewis Hamilton e uma com Nico Rosberg – e ainda levou o mundial de construtores.
O retrospecto favorável da estatística que envolve inícios dominantes, como o da Mercedes, só foi quebrado uma vez. Em 1994, a Benetton de Michael Schumacher acabou perdendo o mundial de construtores para a Williams.
Já no mundial dos pilotos, a única vez que a equipe que venceu as três primeiras corridas não terminou com o piloto campeão no fim foi em 1976. Niki Lauda chegou a liderar a Fórmula 1 com 61 pontos, 35 acima de James Hunt, que tinha 26.
No entanto, um grave acidente no GP da Alemanha quase matou o austríaco e o retirou das duas corridas seguintes. Com isso, Hunt conseguiu diminuir a vantagem e conquistou o título inédito, em uma disputa que ficou marcada como uma das maiores rivalidades do automobilismo.
A depender do retrospecto, a pista tem se mostrado cada vez mais livre para a dupla da Mercedes acelerar para o título ao final da temporada.
Com a pausa por conta dos cancelamentos do Bahrein e da Arábia Saudita e os rivais buscando se adaptar ao novo regulamento, Antonelli e Russell terão que mostrar que conseguem manter o ritmo para transformar o favoritismo em resultado.