ouça ao vivo
Pausar
A Vigilância Epidemiológica de Americana confirmou, nesta segunda-feira (7), mais um óbito causado pela dengue no município em 2025.
Comunicação de Mais um Óbito por Dengue em Americana
A vítima é um homem de 73 anos, morador do bairro Mário Covas. Ele estava internado em um hospital público e faleceu no dia 25 de março.
Com esta confirmação, são 18 óbitos causados pela doença no município desde o início do ano.
Os outros registros são:
Gênero | Idade | Bairro |
Homem | 41 anos | Santa Cruz (Região do Boa Vista) |
Homem | 25 anos | Jardim Boer |
Mulher | 61 anos | Jardim São Paulo |
Mulher | 96 anos | Parque da Liberdade |
Mulher | 72 anos | Jardim da Paz |
Mulher | 43 anos | Cidade Jardim |
Mulher | 67 anos | Cordenonsi |
Homem | 85 anos | Jardim São Paulo |
Homem | 74 anos | Cidade Jardim |
Homem | 94 anos | Frezzarim |
Mulher | 86 anos | Parque Novo Mundo |
Homem | 71 anos | Jardim da Balsa 2 |
Homem | 68 anos | Parque Gramado |
Mulher | 87 anos | Vila Brieds |
Mulher | 98 anos | Vila Medon |
Homem | 81 anos | Jaguari |
Mulher | 52 anos | Morada do Sol |
Americana totaliza 5.327 casos positivos da doença confirmados em 2025 até esta segunda-feira.
Combate à doença
Americana desenvolve diversas ações de combate à dengue por meio da campanha “Todos contra a Dengue – Para não deixar água parada, tem que se mexer!”, que busca mobilizar toda a população para a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Entre elas, estão mutirões de limpeza e remoção de possíveis criadouros, distribuição de materiais informativos, uso de drone para identificar focos do mosquito em imóveis fechados, visitas domiciliares realizadas pelos agentes e nebulização com inseticida, tanto de casa em casa (com bomba costal) como veicular. O PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue) já realizou mais de 38 mil visitas em imóveis de condomínios e bairros diversos, com orientação e vistorias.
Desde o início de fevereiro, um mutirão com vistoria e retirada de criadouros já percorreu mais de 27 mil imóveis nos bairros Cidade Jardim, Jardim dos Lírios, Jardim das Flores, Lilases, Parque da Liberdade, Jardim da Paz, São Jerônimo, Cordenonsi, Cariobinha, Jaguari, Nova Carioba, São Manoel, Antônio Zanaga I e II, Jardim Nossa Senhora Aparecida, Vila Bela, Vale das Nogueiras, Jardim Brasil, Jardim Alvorada, Vila Bertini, Parque Novo Mundo e Jardim Boer. Durante essa operação, os agentes recolheram mais de 4 toneladas de materiais considerados potenciais criadouros do mosquito.
A equipe também realizou a inspeção em 248 pontos estratégicos (PE), como borracharias, floriculturas, comércio de sucatas, entre outros estabelecimentos.
Além do trabalho mecânico, o município vem empreendendo a nebulização de inseticida em áreas delimitadas, de acordo com os indicadores epidemiológicos. Até agora, foram mais de 500 imóveis nebulizados diretamente, com equipamento costal e mais de 8 mil imóveis que receberam o inseticida por meio de nebulização veicular
Mais ações
A campanha contra a dengue ainda conta com outras ações que vão desde a mobilização social, passando pelo emprego de novas tecnologias e intersetorialidade.
Um novo material, incluindo cartilha e check-list, foi elaborado pela Secretaria de Comunicação e Tecnologia da Informação e distribuído à Secretaria de Educação e à Diretoria Regional de Ensino. O conteúdo tem sido utilizado em atividades com professores e alunos.
O município produziu este ano cerca de 200 mil folders, que estão sendo distribuídos à população pelos agentes de controle durante as visitas de casa em casa, bem como nas ações educativas.
Americana também possui um grupo condutor para o enfrentamento às arboviroses, composto por equipe multiprofissional, de diversos setores da Saúde, o qual elaborou um Plano de Contingência e Fluxograma para padronizar, controlar e fazer a vigilância dos atendimentos.
O município implementou um sistema online de monitoramento baseado em Inteligência Artificial (IA), que auxilia os profissionais de saúde no acompanhamento dos casos em tempo real.
Para reforçar as ações de monitoramento dos casos, a Prefeitura contratou 24 agentes de promoção de saúde por meio de concurso público. Eles estão atuando no monitoramento de pacientes sintomáticos e na prevenção da dengue nas unidades de saúde, conforme critérios do Plano de Contingência local.
Todas as Unidades Básicas de Saúde da rede contam com testes rápidos para dengue, utilizados de acordo com os critérios estabelecidos no Plano de Contingência.
A vacina contra a dengue também segue disponível para crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos, também em todas as UBSs, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h – na Praia Azul e São Vito, o atendimento ocorre das 8h às 20h.
Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura Americana