Suzano e Instituto Terroá fomentam a agricultura familiar em Americana e Limeira

Jornal da Notícia

IMG_7549

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir de árvores plantadas de eucalipto, em parceria com o Instituto Terroá, promove o projeto Co-Labora, que tem como objetivo a geração de trabalho e renda por meio do fortalecimento da agricultura familiar em Americana e Limeira. A estimativa é que sejam beneficiadas 200 pessoas nas cidades onde o projeto será desenvolvido.

Suzano Fomenta Agricultura Familiar

A iniciativa está conectada aos Compromissos para Renovar a Vida estabelecidos pela Suzano, que tem como uma das metas ajudar a retirar 200 mil pessoas da linha da pobreza nas suas áreas de atuação até 2030.

“A Suzano reforça seu compromisso de contribuir com o desenvolvimento sustentável e com a redução das desigualdades sociais investindo em ações transformadoras nas comunidades onde atua. Em 2023, nosso investimento em projetos sociais alcançou um volume recorde, com a destinação de R$ 49,3 milhões para iniciativas estruturadas nas áreas de relacionamento, geração de renda e educação. O projeto Co-Labora, que visa a geração de trabalho e renda por meio do fortalecimento do empreendedorismo feminino e da agricultura familiar e que irá beneficiar empreendedores em quatro cidades do Estado de São Paulo, é mais um exemplo de nossos esforços contínuos para progredir nesse propósito”, destacou Adriano Silva Martins, coordenador de Relacionamento Social da Suzano.

Por meio do projeto Co-Labora, a Suzano e o Instituto Terroá irão promover a inclusão social e geração de renda, atuando na capacitação de agricultores (as) familiares. O objetivo é fortalecer os empreendimentos a partir do entendimento das necessidades individuais e trabalhar em conjunto até o final deste ano, por meio de consultorias e orientações para melhorar os negócios, contribuindo para que alcancem autonomia e sucesso. O projeto prevê ainda articulações em rede e possível apoio financeiro a alguns empreendimentos selecionados.

“Nós atuamos buscando a melhoria do negócio de maneira geral, desde a apresentação do produto, organização e estruturação de procedimentos de trabalho e logística até a divulgação e comercialização do produto ou serviço. Trabalhamos com diversas estratégias para garantir que os empreendedores se tornem independentes e sustentáveis. A meta é que os participantes consigam ampliar suas rendas em cerca de 20% após passarem pelo projeto”, explica Patrícia Lacerenza, gestora de projetos do Instituto Terroá.

Agricultura familiar

Considerando que o empreendedorismo pode ser uma fonte concreta de geração de renda, o projeto Co-Labora está em busca de agricultores (as) locais em Limeira e Americana, que desejam apoio para aumentar a visibilidade da produção e conquistar melhores resultados em vendas. O objetivo é fortalecer a agricultura familiar em assentamentos rurais, diversificando os canais de comercialização dos empreendimentos.

Para participar, é necessário estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica e já trabalhar no ramo da agricultura, com venda de produtos ou serviços. Agricultores (as) interessados (as) em participar do projeto podem se inscrever até o dia 30 de junho. Mais informações podem ser obtidas pelo número (15) 99768.0628 (Pedro).

Sobre o Instituto Terroá

O Instituto Terroá é uma organização comprometida com o desenvolvimento territorial sustentável e a inclusão social, tendo como uma de suas frentes de atuação o fortalecimento de uma economia sustentável e inclusiva, por meio de estratégias como a promoção da      economia solidária e do empreendedorismo. Atuando principalmente no fortalecimento de comunidades vulneráveis, o Instituto oferece incubação, formação, assessoria, mentoria e apoio a empreendedores, com especial atenção ao empreendedorismo feminino e à agricultura familiar. Suas iniciativas buscam gerar impacto positivo nas áreas de educação e juventudes, geração de renda e desenvolvimento comunitário, contribuindo para a autonomia e sustentabilidade dos projetos apoiados. Por meio de parcerias estratégicas, o Terroá promove a inovação social e o fortalecimento de redes locais, impulsionando a transformação social e econômica. Para mais informações, acesse: www.institutoterroa.org.

 

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
0%