NOTÍCIA FM Ligou, virou Notícia!
Profissionais de saúde do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi e das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) São José e Dona Rosa participaram, nesta semana, da palestra “Primeiro Atendimento e Referenciamento – Eficiência, Dinamismo e Prática no Atendimento Vascular Pré-Hospitalar do AVC”. A capacitação foi apresentada pelo professor e neurologista vascular Diógenes Zãn. O evento técnico teve a presença de cerca de 70 participantes, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
“O objetivo é fazer com que os profissionais de saúde estejam mais aptos e preparados para dar o melhor atendimento, cada um em sua função, aos pacientes que chegam no HM e às UPAs com sintomas e sinais de AVC. Ou seja, para que o diagnóstico seja preciso e o tratamento seja o mais adequado para o paciente”, disse o palestrante, que é coordenador da Linha de AVC da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV).
Medidas preventivas para redução do impacto do AVC se dão tanto no âmbito social quanto durante o atendimento em hospitais. “Hábitos de vida saudáveis são capazes de reduzir o AVC em até 90% das vezes” alertou o médico, fazendo menção a fatores como alimentação equilibrada, atividade física, controle do peso e de doenças como diabetes e pressão alta, não fumar e evitar o consumo excessivo de álcool.
“No ambiente hospitalar é fundamental que cada profissional saiba o que fazer no momento certo, no lugar certo e do jeito certo, porque cada etapa do atendimento é decisiva para o desfecho do paciente com AVC”, acrescentou Diógenes, que ainda lembrou que o AVC é a doença que mais mata e incapacita no Brasil, com mais de 100 mil óbitos por ano.
“Essa palestra é uma ação de suma importância para enriquecer ainda mais o conhecimento dos profissionais do HM e das UPAs. Isso contribui muito com o aperfeiçoamento técnico e amplia a qualificação da assistência médico-hospitalar”, declarou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
A diretora técnica do Hospital Municipal, Marcella Pozetti, também destacou a importância da capacitação. “O evento foi feito justamente para melhorar a qualidade do atendimento da equipe do HM, bem como as equipes das UPAs, visando um atendimento mais eficiente com melhores desfechos para os pacientes”, afirmou.
O Hospital Municipal e as UPAs São José e Dona Rosa, assim como a Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia), são administrados pela organização social Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC), por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.
Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura Americana