ouça ao vivo
Pausar
A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde, renovou a parceria com a CPFL Paulista para ações de combate e controle da dengue. Nesta terça-feira (4), a Uvisa (Unidade de Vigilância em Saúde) recebeu o consultor de relacionamento da empresa, Gerivaldo de Jesus Nunes, para alinhamento das atividades. A parceria teve início em 2022 e busca reforçar a conscientização sobre as formas de prevenção da doença.
Na prática, os leituristas da companhia vão auxiliar os agentes do PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue) com a entrega de folhetos sobre a dengue nos imóveis, quando fizerem a leitura do consumo de energia. Ao observarem locais que possam servir de criadouros do mosquito Aedes aegypti eles também vão informar o programa, para ações específicas de controle.
“Esta parceria é muito importante, porque os leituristas abrangem uma quantidade muito grande de imóveis e podem auxiliar tanto com a informação aos moradores, como também na identificação de imóveis em situação irregular”, disse o diretor da Uvisa, Antônio Donizetti Borges.
De acordo com a unidade, em 2024 os leituristas deixaram os materiais informativos em aproximadamente 50 mil imóveis habitados.
“É sempre muito bem-vinda a ajuda de outros setores além da Saúde na luta contra a dengue. O apoio da CPFL nesse contexto é fundamental para nos auxiliar no trabalho de conscientização e de orientação”, destacou o coordenador da Vigilância Ambiental, Antônio Jorge da Silva Gomes.
Americana conta com um trabalho contínuo de combate à dengue. Além das visitas de casa em casa, os agentes também desenvolvem atividades educativas e vistorias em estabelecimentos considerados pontos estratégicos, como floriculturas, borracharias, comércio de sucatas e demais ambientes que concentram quantidade expressiva de potenciais criadouros do mosquito.
Em 2024, os agentes realizaram visitas em 301.478 imóveis e retiraram aproximadamente 70 toneladas de materiais considerados criadouros. Também foram realizadas 21 atividades educativas em locais com grande circulação de pessoas.
Fonte:PMAmericana