Prefeito Leitinho inaugura UTI Municipal de Nova Odessa nesta sexta-feira

Jornal da Notícia

UTI Municipal do HMNO pronta para inauguração - externas 2024-07-02 (15)

O prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) e seu vice-prefeito Alessandro Miranda (o Mineirinho) inauguram nesta sexta-feira (05/07/2024), às 9h, a tão aguardada UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do HMNO (Hospital e Maternidade Municipal de Nova Odessa Doutor Acílio Carreon Garcia). O novo anexo, construído e equipado “do zero” pela atual gestão municipal, fica na Rua Waldemar Ignowski, s/n, no Bosque dos Cedros – “atrás” do Hospital.

Inauguração da UTI Municipal de Nova Odessa

Antes mesmo da inauguração, nesta quarta e quinta-feira (dias 03 e 04/07), das 8h às 14h, a população pode conhecer as instalações em visitas monitoradas, que podem ser agendadas através do WhatsApp (19) 99745-9768. Imediatamente após a inauguração, a equipe da empresa contratada por licitação para operar a unidade vai promover a desinfecção total do espaço. A partir daí, apenas equipe e pacientes vão poder entrar na UTI.

A obra civil não gerou custos aos cofres municipais, sendo viabilizada pela atual gestão municipal via acordo de contrapartidas com a Midas Incorporadora e Administradora Ltda, do empresário José Messias Sposito Junior. Os demais sistemas foram instalados pela Prefeitura – como as redes de gases hospitalares (de oxigênio), elétrica, de água e de ar-condicionado (incluindo um sistema de exaustão com pressão negativa).

“A tão sonhada UTI de Nova Odessa, prometida pelo prefeito Leitinho e pelo vice Mineirinho, saiu do sonho, saiu do papel e hoje está aqui, concretizada, instalada, pronta. Agora é só trabalhar, atender nossa população com mais eficiência, mais dignidade, mais expertise neste assunto, que é UTI”, explicou o secretário-adjunto de Saúde de Nova Odessa, Gleberson Miano.

A UTI Municipal vai contar inicialmente com cinco leitos, sendo quatro leitos gerais e um em isolamento para pacientes com doenças infectocontagiosas, com sistema de exaustão e purificação de ar próprio. Todos os insumos e aparelhos necessários já estão no local prontos para uso, incluindo cinco respiradores de última geração, dois focos cirúrgicos, carrinho de emergência, monitores cardíacos etc. O Posto de Enfermagem central fica estrategicamente localizado de frente para os leitos.

“Não poupamos esforços e valores para colocar tudo que há de melhor para o povo de Nova Odessa. São cinco leitos inicialmente, o que o município demanda hoje. Foi tudo pensado no trabalho dos profissionais e no bem-estar dos pacientes, pois nosso principal objetivo aqui será cuidar com carinho de quem precisar”, completou o secretário-adjunto.

“É uma unidade muito linda, muito bem-acabada. Nova Odessa precisava. Vai ser útil para muita gente. Eu mesma perdi meu irmão em 2014 aguardando uma vaga em UTI, e infelizmente não deu tempo (de aguardar a vaga). É um socorro a mais, num momento de emergência. Traz segurança (para os pacientes da Rede Municipal de Saúde). Parabéns para nossa cidade”, afirmou, emocionada, a servidora municipal Sueli Camargo, que conheceu o interior da UTI nesta terça-feira.

“Era um sonho para nossa gestão entregar uma UTI para nossa população, para salvar vidas. É uma das obras mais importantes do nosso governo. Estou muito feliz, está ficando um local moderno, completo, para onde vão vir aquelas pessoas que realmente estão precisando desse atendimento especializado, com médicos preparados para salvar vidas”, destacou o prefeito Leitinho recentemente.

Atualmente, os pacientes de Nova Odessa que precisam de internação em leitos de UTI são encaminhados para hospitais de referência na região, alocadas para o Município pela CROSS (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde).

Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura Nova Odessa

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
0%