ouça ao vivo
Pausar
O prefeito de Sumaré, Henrique do Paraíso, participou na segunda-feira da reunião da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Na ocasião, Henrique solicitou melhorias para o setor da Saúde para Priscilla Perdicaris, que é secretária Executiva da Secretaria Estadual de Saúde.
Prefeito de Sumaré Participa de Reunião da RMC
Um dos questionamentos de Henrique foi sobre o aparelho de ressonância do Hospital Estadual de Sumaré, que está quebrado. Na reunião, o prefeito lembrou que fez o pedido, para que a situação fosse resolvida, quando ainda era deputado federal, há três anos.
“Um hospital sem ressonância é como jogar futebol sem bola”, disse Paraíso, que ainda pediu rapidez em investimentos para assuntos relacionados à saúde pública.
Sem o equipamento de ressonância, explicou o prefeito, a fila Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), e o Hospital Estadual de Sumaré, ficam prejudicados. “Precisamos resolver o que é prioridade. E torço muito para que tudo seja resolvido, com o máximo de agilidade”, afirmou.
Sobre o aparelho quebrado, Priscilla explicou que os recursos foram repassados, mas que o conserto não deu certo. Por isso, haverá a troca do equipamento. Tal processo, segundo técnicos da Secretaria de Saúde, “está em andamento”.
Henrique também fez questionamentos sobre como ficará a gestão do Hospital de Sumaré, que é de responsabilidade da Unicamp.
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, foi eleito presidente do Conselho da RMC (Região Metropolitana de Campinas) na manhã desta segunda-feira (17), em evento realizado na PUC-Campinas. Foi a primeira reunião de 2025 do Conselho da RMC, que reúne 20 cidades da região. A gestão do Conselho da RMC dura um ano e Dário pode ser reconduzido ao cargo por mais um ano. O vice-presidente agora é Rafael Piovesan, prefeito de Santa Bárbara d’Oeste.
As reuniões do conselho são mensais, com discussão de assuntos de interesse da RMC. A reunião desta segunda foi presidida pelo ex-prefeito de Jaguariúna, que agora deixa o cargo de presidente do Conselho da RMC, Gustavo Reis.
“É importante que a região tenha todas as ações em conjunto com as 20 cidades. É difícil pensar em soluções em políticas públicas que ficam no limite do seu município quando você vive numa região metropolitana. Por isso, nos próximos dois anos, nós vamos priorizar a área de saúde, a questão das mudanças climáticas, que é muito importante, e também a economia da região”, disse Dário após tomar posse.
Dário também destacou a importância da discussão sobre a implantação do Hospital Metropolitano, uma demanda das cidades da RMC. “O governo do Estado tem colocado ações emergenciais, a contratação de leitos, a ampliação de convênios. Porém, na opinião dos 20 prefeitos, é necessária a implantação do Hospital Metropolitano. Nós sabemos que a implantação de um hospital de média e alta complexidade demanda tempo, mas é preciso discutir o assunto”, ressaltou.
A secretária-executiva de Saúde do Estado, Priscilla Perdicaris, participou da reunião, destacou as ações do governo em relação aos municípios e se colocou à disposição para discutir sobre o Hospital Metropolitano.
Além dos prefeitos da RMC e da secretária-executiva de Saúde do Estado, também participaram o secretário de Saúde de Campinas, Lair Zambon; a superintendente do Hospital de Clínicas da Unicamp, Elaine Ataíde; o reitor da PUC-Campinas. Germano Rigacci Júnior; o delegado do Deinter, Carlos Martins; o subsecretário estadual de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto; o delegado assistente de Polícia, Fernando Iwanaga; o diretor da Defesa Civil de Campinas e coordenador regional, Sidnei Furtado.
Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura Sumaré