ouça ao vivo
Pausar
Policiais militares de São Paulo passam por uma capacitação para prestar o atendimento especializado a pessoas com deficiência. O curso, iniciado em março, é promovido pela Diretoria de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos.
Treinamento para Atendimento Especializado a Pessoas com Deficiência para Policiais Militares
O treinamento envolve diferentes situações durante o atendimento de uma ocorrência policial para garantir os direitos e as oportunidades das pessoas com deficiência. Desde o início do treinamento, cerca de 50 policiais foram capacitados. Outros 25 agentes continuam a qualificação durante esta semana.
As aulas ministradas por especialistas abordam conceitos e características essenciais para que as equipes possam identificar cidadãos com diferentes tipos de deficiência, seja ela física, auditiva, visual, intelectual ou transtornos, como os do espectro autista. Esse treinamento capacita os profissionais a realizar abordagens mais empáticas e adequadas, respeitando as necessidades de cada indivíduo. Além disso, são discutidas estratégias eficazes para combater discriminações e preconceitos, promovendo um ambiente mais inclusivo e acolhedor para todos.
‘Mais do que uma política pública, uma necessidade’
O coronel Leonardo Isipon, coordenador estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), de onde partiu a ideia da especialização, explicou que esse tipo de treinamento, para aprimorar os atendimentos ao público PCD, é “mais do que uma política pública, mas uma necessidade”.
“As pessoas com deficiência estão nas ruas, nos shoppings, comércios, escolas e mercados porque a sociedade, como um todo, tem lutado para que elas tenham essa independência e isso é maravilhoso. Então nós, profissionais da segurança pública, precisamos fazer a nossa parte e oferecer um serviço orientado e de qualidade”, enfatizou.
Policiais da Ronda Escolar foram capacitados para atender casos envolvendo alunos PCDs
Iniciado em julho do ano passado, todo efetivo que atua na Ronda Escolar, que totaliza cerca de 1,5 mil policiais militares, recebeu um treinamento para atender casos de alunos PCDs.
O curso, especificamente, foi mais curto, de apenas um dia, abordando os principais assuntos sobre o tema para que seja prestado um atendimento adequado e humanizado em situações de emergência envolvendo estudantes com deficiência.
“Esse treinamento foi fruto de uma resolução conjunta entre a Secretaria da Segurança Pública, da Pessoa com Deficiência e da Educação, que já tem dado resultados.
Fonte: Assessoria Comunicação Governo de São Paulo