NOTÍCIA FM Ligou, virou Notícia!
A Polícia Federal (PF) de Piracicaba prendeu, nesta terça-feira (13), um homem de 19 anos, morador de Americana, que segundo informações apuradas, ele chantageava adolescentes para não divulgar fotos íntimas delas nas redes sociais. O crime é conhecido como “sextortion”.
O homem se passava por um adolescente e trocava mensagens com as meninas. Depois de um tempo de troca de mensagens, o jovem conseguia as imagens das garotas e começava a chantageá-las. Caso as vítimas não fizessem o que ele determinasse, as fotos seriam expostas nas redes sociais.
Na casa do investigado, que não teve o nome divulgado, os agentes apreenderam arquivos contendo material de abuso sexual infantil.
A PF divulgou a seguinte nota:
A Polícia Federal atua incansavelmente no combate aos crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes. Para tanto, possuímos unidades em todas os estados do país dedicadas ao combate dessa modalidade delitiva.
Em 25/6/2024 a DPF/PCA/SP instaurou IPL para apurar possíveis crimes previstos nos artigos 240, § 1.º (produção), 241-B (armazenamento) e 241-A (compartilhamento) do ECA para apurar a responsabilidade de terceira pessoa. Inicialmente, verificou-se a ocorrência do crime conhecido como SEXTORTION, vez que o criminoso estaria chantageando a vítima, ao argumento de que teria material comprometedor sobre ela, ameaçando-a expô-la caso as suas exigências não fossem cumpridas.
Na data de hoje a Polícia Federal em Piracicaba cumpriu um Mandado de Busca o qual resultou na prisão em flagrante do investigado em razão da localização de arquivos contendo material de abuso sexual infantil.
A Polícia Federal alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. A prevenção é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes.