Pesquisas eleitorais: um comparativo entre o previsto e o resultado nas urnas

Jornal da Notícia

Pesquisa Eleitoral_Plone

Em época de eleição, além dos candidatos fazendo suas campanhas, o que mais se vê na mídia são pesquisas eleitorais, com a intenção de voto da população para este ou aquele candidato, e na região de Campinas não foi diferente.

Em Sumaré, onde a eleição era disputada pelos candidatos Henrique do Paraíso (Republicanos), Willian Souza (PT) e Eder Dalben (Cidadania), as pesquisas eleitorais, realizadas pelo Instituto Vox Brasil Opinião e Pesquisas, apontavam até no sábado, 05/10, um dia antes da votação, Eder Dalben como favorito para disputar o segundo turno, com 27,2% das intenções de voto, e Henrique do Paraíso logo após, com 21,2%.

Nas urnas, no entanto, o resultado em Sumaré foi outro. O candidato do Cidadania passou longe de alcançar os votos necessários para disputar o segundo turno, fechando a eleição com 21.819 votos, apenas 16,95% do total eleitoral.

A pesquisa que desde o início da campanha ficou mais próxima ao resultado foi a do Instituto Veritá, que no dia 03/10 apontava que a eleição iria para o 2° turno com Henrique do Paraíso e Willian Souza disputando o pleito. De acordo com a pesquisa, o candidato do Republicanos teria 42,3% dos votos contra 31% do candidato do PT. Nas urnas, o resultado foi bem próximo do previsto: Henrique do Paraíso em 1° lugar, com 44,41% (57.171 votos) e Willian em 2°, com 31,5% (40.550 votos).

Em Americana, onde não há segundo turno pela quantidade de eleitores, as pesquisas apontavam que a candidata Maria Giovana (PDT) ficaria mais próxima ao atual prefeito, Chico Sardelli, nas urnas. A pesquisa do Instituto Olhar Público Pesquisas, apontava o prefeito com a liderança com 42,5% das intenções de voto, seguido por Maria Giovana com 31%, e Ricardo Pascote com 4,8%.

Já na pesquisa do Instituto Vox Brasil Opinião e Pesquisas, Chico aparecia na liderança, com ampla vantagem e 59,5% das intenções de voto, seguido pela candidata do PDT, com 19,2%. Nas urnas, o resultado veio com Chico Sardelli reeleito com 72,75% (85.932 votos) e Maria Giovana com 27.660 votos, 23,42% do total.

Apesar de que em algumas pesquisas as discrepâncias foram maiores, o resultado das eleições este ano apontaram que os eleitores não mudaram tanto de opinião e mantiveram suas intenções, fazendo com que as pesquisas fosse mais próximas do resultado nas urnas.

 

Fonte: Luana Nicoletti

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
0%