ouça ao vivo
Pausar
As Forças Armadas de Israel estão se preparando para um possível ataque às instalações nucleares do Irã, mesmo com as negociações diplomáticas em curso entre os governos iraniano e norte-americano. A informação foi divulgada pela CNN, com base em fontes da administração dos Estados Unidos, e reproduzida pela agência russa TASS.
De acordo com a reportagem, a possibilidade de um ataque israelense aumentou consideravelmente nos últimos meses. “A chance de um ataque israelense a uma instalação nuclear iraniana aumentou significativamente nos últimos meses”, afirmou uma fonte com acesso à inteligência norte-americana. A mesma fonte destacou que um eventual acordo entre Irã e Estados Unidos, negociado pelo ex-presidente Donald Trump e que não preveja a eliminação total do estoque de urânio iraniano, “torna a possibilidade de um ataque ainda mais provável”.
Ainda segundo a CNN, não está claro se as autoridades israelenses já tomaram a decisão definitiva de lançar o ataque. Os dados de inteligência disponíveis nos Estados Unidos também não fornecem uma confirmação inequívoca dos preparativos israelenses. No entanto, indícios como movimentações de munições aéreas e a conclusão de um exercício militar aéreo são apontados como possíveis sinais de que Tel Aviv estaria se organizando para uma ofensiva.
A reportagem ressalta, contudo, que essas movimentações militares podem fazer parte de uma estratégia de demonstração de força, com o objetivo de pressionar o Irã a ceder em pontos-chave de seu programa nuclear, especialmente no que diz respeito ao enriquecimento de urânio.
Fonte:cnn