ouça ao vivo
Pausar
O Hub Exportação da Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana) firmou uma parceria com a Promo Brasile Italia com o objetivo de abrir o mercado exterior com os italianos. O evento foi realizado com a presença de diretores da entidade, o presidente da empresa, Giacomo Guarnera, e representantes de mais de 30 indústrias da cidade, bem como o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros. Olavo Furtado, gestor do Hub, e Ana Cavadas, co-gestora, também participaram do encontro.
Parceria da Acia de Americana com Mercado Italiano
Há um ano e quatro meses, a Acia implantou o Hub Exportação para incentivar empresas da cidade a venderem seus produtos para o comércio exterior. Com atendimento individualizado, a iniciativa vem conquistando bons resultados e a parceria com a Promo é a consequência de grandes avanços.
Marcelo Fernandes, presidente da Acia, disse que a cidade cresce a cada dia e é preciso buscar incentivos para que as empresas produzam mais e ganhem espaços no exterior. “O Hub Exportação se consolidou como um grande negócio e essa aproximação com a Promo Brasile Italia é mais um sinal de que a Acia abre novos caminhos para ajudar seus associados”, comentou.
Para Diogo Mentor, vice-presidente da entidade e coordenador do Hub, a criação deste setor surgiu com a ideia de preparar as empresas para exportar e oferecer aos empresários as condições necessárias. “As indústrias participantes do Hub começaram a realizar suas vendas e já fizemos rodadas de negócios. Esta parceria com a Promo é uma porta que se abre para que as empresas da cidade possam atingir o mercado italiano, que é um dos grandes destaques da Europa”, apontou.
Por sua vez, o secretário Rafael de Barros disse que o papel da prefeitura é ser facilitador e não complicador para os empresários, de modo geral. “Hoje, a abertura de uma empresa pode ser feita em três minutos. E nós, como poder público, estamos à disposição de sempre colaborar. O crescimento de uma empresa traz ganhos para todo o município. E vamos ajudar, naquilo que for possível, para que as empresas vendam seus produtos lá fora”, explicou.
Durante o encontro, o representante de cada indústria se apresentou e falou sobre os ramos da atividade. Giacomo ouviu atentamente a todos e depois explicou como a Promo pode ajudar.
Ele chegou ao Brasil no início dos anos 90 e tudo começou quando conheceu uma brasileira na Alemanha. Eles começaram a namorar, se casaram e depois foram morar em São Paulo. Advogado de formação, Giacomo viu no Brasil uma grande oportunidade de trabalho.
“Não havia advogados italianos por aqui e comecei a trabalhar dessa forma fazendo consultoria para diversas empresas. Com o tempo percebi que os italianos pouco conhecem das empresas do Brasil e que elas possuem um grande potencial produtivo”, declarou.
Diante disso, ele criou a Promo Brasile Italia e abriu oi primeiro escritório em Milão, em 2020, sendo que dois anos depois implantou um novo espaço em São Paulo. A iniciativa deu certo e as vendas para a Itália começaram a ser realizadas por diversas empresas brasileiras.
Recentemente, Giacomo se aproximou de Campinas e agora chegou em Americana, por meio da Acia. “Essa parceria tem tudo para ser um sucesso. É a primeira vez que estamos fazendo um negócio com entidade empresarial e já conheço o potencial da cidade. A partir de agora vamos realizar missões para que a Itália tome conhecimento do potencial da cidade”, disse o empresário.
Fonte: Assessoria Comunicação ACIA