NOTÍCIA FM Ligou, virou Notícia!
O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (5) uma medida que pode não ser muito popular com os alunos das escolas estaduais. O acesso a redes sociais e aplicativos de streaming está bloqueado. Algumas das plataformas atingidas são Facebook, Instagram, TikTok e Netflix.
Segundo a Secretaria Estadual da Educação, em março do ano passado já havia sido instituída a proibição para os alunos. No entanto, a mudança agora passa a afetar a parte administrativa das escolas.
Em síntese, o comunicado oficial afirma o seguinte “A Secretaria da Educação, por meio do Departamento de Tecnologias de Sistemas (DETEC), informa sobre o bloqueio de aplicativos e plataformas, como: TikTok, Kwai, Meta, Instagram, GloboPlay, Roblox, Netflix, Prime Video, X (Twitter), Twitch, HBO.Max, Disney+ e Steam, que ocorrerá nas redes Wi-Fi e Cabeadas nos ambientes administrativos e pedagógicos das unidades a partir de 05 de fevereiro de 2024”.
Ademais, a pasta reforça ainda que “Tal medida visa aprimorar a usabilidade e garantir o eficaz monitoramento de nossa infraestrutura de internet”. Entretanto, em 2023, a secretaria apresentou outra justificativa. Naquele momento, a pasta tinha o objetivo de garantir um ambiente “mais adequado ao aprendizado”. Os telefones celulares são permitidos nas escolas desde 2017.
Recentemente, o estado do Rio de Janeiro tomou medidas parecidas. Na última sexta-feira (2), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, ampliou a proibição do uso de celulares e dispositivos tecnológicos nas escolas da rede de ensino municipal. Além disso, segundo a publicação, além da sala de aula, também está proibido o uso durante os intervalos de aula, incluindo o recreio.