NOTÍCIA FM Ligou, virou Notícia!
Os EUA estão perto de um acordo para fornecer à Ucrânia mísseis de cruzeiro de longo alcance que possam atingir as profundezas da Rússia, mas Kiev precisaria de esperar vários meses enquanto os EUA resolvem problemas técnicos antes de qualquer remessa, disseram autoridades americanas.
A inclusão de mísseis ar-superfície conjuntos (JASSM) num pacote de armas deverá ser anunciada neste nos próximos meses, disseram três fontes, embora uma decisão final não tenha sido tomada. As fontes não quiseram ser identificadas porque não estão autorizadas a discutir o tema.
O envio de JASSMs para a Ucrânia poderia alterar significativamente o cenário estratégico do conflito, colocando uma parte maior da Rússia ao alcance de munições poderosas e guiadas com precisão, uma preocupação importante da administração Biden, disseram as autoridades.
Analistas militares sugeriram que a introdução de JASSMs – que são furtivos e podem atacar mais longe do que a maioria dos outros mísseis no atual inventário da Ucrânia – poderia empurrar as áreas de preparação e os depósitos de abastecimento russos para muito longe da fronteira com a Ucrânia.
Isto complicaria gravemente a capacidade da Rússia de sustentar as suas operações ofensivas e potencialmente proporcionaria à Ucrânia uma vantagem estratégica.
Lançá-los a partir de pontos próximos da fronteira norte da Ucrânia com a Rússia poderia permitir-lhes atingir instalações militares tão distantes como as cidades russas de Voronezh e Bryansk. No sul, deixá-los cair perto das linhas de frente poderia permitir ataques a campos de aviação ou instalações navais na Crimeia.
Até agora, o JASSM só foi integrado em aeronaves projetadas nos EUA. A Ucrânia acabará por operar várias dezenas de F-16, cada um dos quais pode transportar dois mísseis de cruzeiro.
Uma autoridade dos EUA disse que houve esforços para tornar o míssil operável com caças não ocidentais no inventário da Ucrânia, o que não foi relatado anteriormente. Embora o funcionário não tenha fornecido mais detalhes sobre quais jatos do inventário JASSM da Ucrânia poderiam ser usados, eles operam jatos MiG-29, Su-24 e Su-27 da era soviética.
O jornal Politico informou no mês passado que o governo Biden estava “aberto” a dar JASSMs à Ucrânia.
A necessidade da Ucrânia de mais armas e de armamento mais poderoso está aumentando à medida que o país continua a enfrentar intensa pressão das forças russas ao longo da sua frente oriental.
Os modelos mais antigos de JASSMs, fabricados pela Lockheed Martin Corp LMT.N, têm um alcance de cerca de 370 km. Os mísseis, com cerca de 4 metros de comprimento, foram projetados para serem um tanto furtivos, o que os torna difíceis de detectar no radar. Eles também podem voar perto do solo e podem ser programados para seguir rotas tortuosas que evitam as defesas aéreas.
Há também um míssil JASSM de longo alcance que pode voar mais de 800 quilômetros. A Reuters não conseguiu estabelecer imediatamente qual dos dois tipos Washington estava considerando, mas fornecer mísseis de menor alcance colocaria menos pressão sobre os seus arsenais.
Fonte: CNN