ouça ao vivo
Pausar
As enchentes repentinas que atingiram a região de Valência, na Espanha, entre terça e esta quarta-feira (30) deixaram mais de 70 mortos e um rastro de destruição, e exigiram esforços de resgate para atender a população afetada em diversos municípios do sudeste do país.
Uma mulher foi resgatada de helicóptero com um cachorro no colo em uma enchente em Utiel, na província de Valência. A mulher foi retirada de sua casa por um bombeiro em meio à correnteza e a água estava batendo no pescoço dos dois.
Em Picanya, na parte sudoeste da região metropolitana de Valência, uma ponte foi derrubada pela força da correnteza durante a tempestade. Não há informações sobre vítimas do incidente.
A enchente, a pior em décadas no país europeu, foi provocada por chuvas torrenciais que atingiram a região desde terça (29). A cidade de Valência, a terceira maior cidade da Espanha, foi muito afetada, principalmente a região sul. Vários municípios ao redor da cidade foram afetados, e em alguns deles, como Turís e Utiel, choveu o esperado para o ano inteiro.
A força das águas arrastou carros, transformou ruas de vilarejos em rios e interrompeu linhas ferroviárias e rodovias. As tempestades levaram as autoridades nas áreas mais atingidas a aconselhar os cidadãos a ficarem em casa.
Uma enchente repentina em Valência, na Espanha, deixou mais de 70 pessoas mortas, segundo informam as autoridades locais nesta quarta (30).
Meteorologistas espanhóis relacionam o aumento da temperatura do mar Mediterrâneo com a intensidade das chuvas — Valência fica na costa mediterrânea da Espanha. O serviço meteorológico regional da Catalunha emitiu um alerta vermelho para a área ao redor de Barcelona, alertando sobre ventos fortes e granizo.
As tempestades levaram as autoridades nas áreas mais atingidas a aconselhar os cidadãos a ficarem em casa. O presidente regional do leste de Valência, Carlos Mazón, disse nesta quarta que algumas pessoas permanecem isoladas pelas enchentes.
O presidente Lula desejou solidariedade ao povo espanhol e pediu união na luta contra as mudanças climáticas. “As imagens das chuvas na Espanha causam espanto e nos unem em solidariedade aos espanhóis. Até o momento, mais de 60 pessoas morreram após as enchentes no sul e leste da Espanha. Os efeitos da crise climática são devastadores e têm atingido o Brasil e outros países. Precisamos de mais unidade nas ações entre os países do mundo para frear seu avanço”, afirmou Lula em publicação no X.