ouça ao vivo
Pausar
A plataforma de vídeos Rumble e a Trump Media and Tecnhology Group Corp, do presidente americano Donald Trump, ingressaram com uma ação judicial conjunta nos Estados Unidos contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), segundo revelou o jornal Folha de S.Paulo.
Empresa de Trump Entra com Ação Contra Moraes nos EUA
No processo movido na Flórida, os grupos alegam que as decisões do ministro excluindo as contas do influenciador bolsonarista Allan dos Santos violam a soberania dos EUA, país cujas plataformas digitais estão sediadas.
Em dezembro de 2023, o Rumble deixou de operar no Brasil sob o argumento de que foi vítima de “ordens injustas de censuras” emitidas por Moraes. A empresa americana, segundo a reportagem, deixou o país para não enfrentar as mesmas punições aplicadas pelo ministro à rede social X (antigo Twitter), que ficou suspensa por dois meses no ano passado.
No início do mês, a empresa retomou as atividades no Brasil e Moraes fez novas determinações aos advogados do Rumble, exigindo a representação oficial para receber suas ordens.
“Moraes agora está tentando contornar completamente o sistema legal americano, utilizando ordens sigilosas de censura para pressionar redes sociais americanas a banir o dissidente político em nível global”, afirmou o CEO da empresa, Chris Pavlovski.
Na ação, a empresa de Trump, dona da plataforma Truth Social, argumentou que qualquer restrição ao Rumble afetaria diretamente a Trump Media and Technology Group Corp, já que a plataforma social fornece serviços de nuvem a Truth Social, de Trump.
Fonte: o antagonista