Curso Intensivo de Arborização Urbana é realizado no Parque Ecológico em Americana

Jornal da Notícia

meio

Com a participação de 50 pessoas, teve início na manhã desta segunda-feira (24) o 9° Curso Intensivo de Arborização Urbana, no NEA (Núcleo de Educação Ambiental) do Parque Ecológico Municipal “Engenheiro Cid Almeida Franco” – Zoo Americana. A atividade faz parte do Mês do Meio Ambiente, promovido pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente.

Curso Intensivo de Arborização em Americana

O curso será ministrado pelos profissionais da Unidade de Praças e Jardins e da Unidade de Parque Ecológico também na terça-feira (25), das 8h às 12h. São aulas teóricas e práticas que habilitam os participantes para executar podas técnicas e cuidados com as árvores.

Durante a abertura das atividades, o secretário de Meio Ambiente, Fábio Renato de Oliveira, falou sobre a importância do curso para os participantes e para o município. “Este curso é realizado pelos melhores profissionais da cidade e região, porque são pessoas que têm muita experiência e são dedicadas a cuidar da arborização da nossa cidade. Os participantes estão sendo capacitados para fazer o melhor serviço. O investimento em capacitações junto aos trabalhadores e população é muito importante para a gestão do prefeito Chico Sardelli”, disse Fábio.

A parte teórica do Curso de Arborização Urbana foi ministrada pelo engenheiro agrônomo do Jardim Botânico de Americana, Edison Evangelista. “Os participantes recebem informações sobre a importância das árvores e os cuidados que devem ter na execução das podas, tomando todas as medidas de proteção tanto para os trabalhadores como para as árvores”, explicou Edison.

O diretor de Praças e Jardins, Antonio Donizetti de Paula, ressaltou o aprendizado dos participantes com o curso intensivo. “É um curso intensivo onde os participantes têm acesso ao aprendizado sobre os cuidados com a árvore, técnicas apropriadas para aprimorar o trabalho, com o credenciamento para habilitação para a execução de podas”, afirmou Donizetti.

“O curso é de muita qualidade. É uma oportunidade para a capacitação de mão de obra e conhecimento sobre as espécies arbóreas e as mais adequadas para o plantio em calçadas, por exemplo”, observou o diretor de Parque Ecológico, João Carlos Tancredi.

No conteúdo desta segunda-feira, os participantes ainda receberam orientações sobre a segurança do trabalho com a engenheira ambiental Lueine Delafiori Gerber.

Também participaram da abertura do curso o diretor da Unidade de Fiscalização, Licenciamento Ambiental e Projetos, Cícero de Jesus, o secretário adjunto de Meio Ambiente e responsável pelo Setor de Hortas, Neto Franzatto, a bióloga do Parque Ecológico e coordenadora do NEA, Silvia Maria de Campos Machado Ortolano, e a chefe de gabinete da Secretaria de Meio Ambiente, Andréa Gonçalves.

Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura Americana

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
0%