Complexo Regional de Saúde do Pérola realiza mais de 6 mil atendimentos em um mês

Jornal da Notícia

Atendimento Complexo Regional de Saúde 03 - imprensa

O Novo Complexo Regional de Saúde do Pérola, entregue pelo prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan há um mês, registrou mais de 6,2 mil atendimentos. Humanizado e com foco na família, a unidade é uma das maiores estruturas da Saúde Pública do Município, com quase 1.000 m² de área construída.

Atendimentos Complexo de Saúde em Santa Bárbara

Ao todo, no período, foram 1.361 consultas médicas de diversas especialidades e outros 4.908 atendimentos e procedimentos, entre enfermagem, serviço social, odontologia, farmácia e vacinação. Desde que foi entregue, a unidade também tem aberto aos sábados para vacinação e outros atendimentos e procedimentos pré-agendados, como consultas médicas e odontológicas, coletas de papanicolaou, além de agendamentos de mamografia, dispensação de medicamentos, entre outros.

“Muitas pessoas se esforçaram para entregar uma das maiores e mais completas estruturas da Rede Municipal de Saúde. Um avanço que somente é capaz graças a todo o processo de transformação realizado nos últimos anos em Santa Bárbara d’Oeste. A Saúde é um grande desafio no Brasil, no Estado de São Paulo e em nossa cidade. Temos trabalhado duro para avançarmos todos os dias, cada vez mais, entregando espaços como este, contratando mais profissionais e realizando mais exames”, afirmou o prefeito Rafael Piovezan.

A gerente da unidade, Janaína Godoy Nogueira, comemorou o primeiro mês de atendimento, parabenizando o esforço coletivo da equipe. “Fico muito orgulhosa por fazer parte de um time tão unido e tão comprometido que está disposto a cuidar da saúde da nossa comunidade. Conseguimos ofertar para o usuário atendimento humanizado para questões que não são agudas”, explicou a técnica de enfermagem. “Ver a população chegar, ser bem atendida e acolhida é muito bom e gratificante para nós, pois conseguimos atender a família como um todo e entender aquele paciente desde o começo da vida dele”, complementou a enfermeira do Complexo, Ediane Lima.

Pedro Marcondes, médico de família da unidade, ressaltou sobre as ações de promoção à saúde oferecidas gratuitamente na cidade. “As atividades do Programa QualiVida da Prefeitura são muito interessantes, porque promovem saúde nas questões relativas ao controle de sono, à dor crônica, ao estresse e à ansiedade, de forma que não é medicamentosa, muito saudável também e que tem um grau de evidência acessível”, comentou. “Com o QualiVida, conseguimos junto ao trabalho aqui cuidar de mais pessoas, dentro do mesmo contexto de tratamento, uma a uma e de forma coletiva”, enfatizou.

A estrutura e o atendimento da equipe surpreendeu os pacientes. “O atendimento está sendo ótimo e o lugar é maravilhoso”, disse o aposentado Anisio Domiciliano de Souza, 68, morador do Jardim Pérola, que trouxe seu neto Kayo Henrique de Souza, 9, para vacinação de rotina. “Gostei muito do atendimento. Trouxe meu tio também e recomendei até para minhas colegas virem aqui”, disse a dona de casa, Emília Batalha Batista, de 59 anos. A mesma opinião é compartilhada pela costureira, Ivete de Oliveira Branco Mariano, 69 anos, moradora da Cidade Nova. “É a primeira vez que venho e está excelente. Estou maravilhada, pois tem atendimento até demais, perfeito”, disse.

Complexo Regional de Saúde do Pérola

O espaço reúne oito consultórios, sendo quatro de clínicos gerais, dois ginecológicos e dois pediátricos, além de consultório odontológico, sala de acolhimento, farmácia, ampla sala de vacinas, sala para curativos, sala de procedimentos, sala de inalação, sala avançada de observação com leitos e acesso com cobertura para ambulâncias.

Há ainda ampla recepção e sala de espera, sanitários adaptados para pessoas portadoras de necessidades especiais e ostomizadas, salas multiuso, apoio administrativo e apoio para funcionários. O prédio é inteiramente climatizado, conta com iluminação interna e externa com lâmpadas LED, energia solar com placas fotovoltaicas, produzindo energia renovável, limpa e sustentável. Localizado na Rua do Couro, 725, no Jardim Pérola, o Novo Complexo funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

Mais obras da Saúde

Ao lado do Novo Complexo, Prefeitura também entregou o Novo Laboratório de Análises Clínicas do Município. Na reta final está a construção do Novo Complexo Regional de Saúde do Jardim Europa. E em ritmo acelerado seguem as construções do Novo Centro de Referência em Saúde da Mulher, na área central, o Novo CAPS Infantil, no São Francisco 2 | Santa Rita, e a “Cidade Saúde”, às margens da Avenida Santa Bárbara, que abrigará diversos setores como o Centro de Especialidades, Central de Regulação, Atenção Básica e Vigilância em Saúde.

Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura Santa Bárbara

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
0%