NOTÍCIA FM Ligou, virou Notícia!
A 3ª edição do Campeonato de Tampinhas Plásticas, Lacres, Blisters e Papel Cartão, que tem o slogan “Eu junto, você também. Todos fazendo o bem”, teve início em Americana com a participação de escolas e da população em geral.
O campeonato é idealizado pela APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) do município, em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente, de Educação e de Obras e Serviços Urbanos, Diretoria Regional de Ensino, CDP (Centro de Detenção Provisória), Papirus Indústria de Papel S/A, entre outros apoiadores.
O objetivo é incentivar a coleta seletiva e o reaproveitamento de materiais em prol do meio ambiente. “A sociedade toda é mobilizada para separar os materiais, contribuindo para a proteção do planeta. Durante o campeonato são promovidas ações educativas junto aos alunos e comunidade, visando o engajamento e a conscientização”, disse o secretário de Meio Ambiente, Fábio Renato de Oliveira.
As inscrições para o campeonato já estão abertas e as atividades vão até maio de 2025. A ação consiste na realização de concurso entre as escolas visando a arrecadação de tampinhas plásticas, lacres e blisters, além de papel cartão, incluído a partir desta edição.
“Essa é uma forma de promover a educação ambiental, incentivar a reciclagem e o meio ambiente, ajudando a inclusão social e os projetos da APAE”, explicou a diretora de Educação Ambiental, Kátia Birke.
As escolas que aderirem ao campeonato receberão ações educativas, promovidas pela Secretaria de Meio Ambiente, por meio da Unidade de Educação Ambiental, Planejamento, Programas e Agricultura, com a colaboração de parceiros. Serão desenvolvidas ações educativas sobre o tema “Resíduos Sólidos e Sustentabilidade”, como exposição de maquete sobre resíduos sólidos, passeios educativos ambientais, visitação à empresa Papirus, distribuição de folhetos educativos, palestras, entre outras atividades.
O secretário de Educação, Vinicius Ghizini, lembrou a forte adesão das escolas à proposta. “Nossos alunos se engajam no campeonato e ficam verdadeiramente motivados a recolher os materiais recicláveis para destinar à entidade. Isso é transformador, através deste campeonato eles experienciam a educação ambiental trabalhada pelos professores nas escolas e contribuem para a preservação do meio ambiente”, destacou.
Segundo a APAE, a atividade é desenvolvida em consonância com o que preconiza a agenda 2030 e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial os ODS 10, 12, 16 e 17, possuindo caráter socioambiental, aliando os conceitos de sustentabilidade a inclusão social, parceria, ressocialização, ética, cidadania, respeito ao ambiente e às pessoas.
“A expectativa é de arrecadarmos mais materiais a cada edição, ampliando a participação da população”, disse o presidente da APAE, Roberto Dellapiazza.
Adesões
Podem participar do campeonato as unidades escolares das redes municipal, estadual e particular de ensino. As adesões ao campeonato são gratuitas e podem ser feitas no site www.apaeamericana.com.br
Ao final de cada mês, serão apuradas as campeãs de arrecadação nas modalidades Educação Infantil da rede municipal, Ensino Fundamental/Médio da rede municipal, Ensino Fundamental/Médio da rede estadual e Ensino Fundamental e Médio da rede particular. As primeiras colocadas de cada modalidade receberão certificados de campeãs do mês, sendo que a campeã de arrecadação do mês entre todas as modalidades receberá um troféu da Secretaria de Meio Ambiente/APAE.
A premiação ocorrerá em duas etapas. A primeira delas será em evento oficial na primeira semana de dezembro, com a premiação dos participantes que alcançarem o 1° lugar em arrecadação de tampinhas plásticas, lacres, blisters e papel cartão da rede municipal, estadual e particular.
A segunda etapa será no encerramento do campeonato, sendo que as campeãs serão anunciadas em junho de 2025, durante a FEAMA (Feira Ambiental Municipal de Americana). As primeiras colocadas de cada categoria serão premiadas com o certificado “Escola Amiga do Meio Ambiente”.
Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura Americana