NOTÍCIA FM Ligou, virou Notícia!
O Comando Vermelho (CV), principal facção do Rio de Janeiro, tem ampliado seu poder sobre o litoral norte de São Paulo e, com esse objetivo, disputa com traficantes locais pontos de venda de droga e redes de fornecimento. De acordo com informações de inteligência das polícias dos dois estados e do Ministério Público paulista, a expansão teve início pela cidade de Ubatuba, fronteira com o Rio de Janeiro, e ganhou força nos últimos anos.
Autoridades ouvidas pela reportagem afirmam que o avanço do CV ocorre de forma gradual e silenciosa, sem confronto direto com o Primeiro Comando da Capital (PCC) – que é a maior facção paulista e, até pouco tempo, era absoluta na região.
A conquista pacífica de territórios por parte do CV pode indicar, segundo as autoridades, um desinteresse do PCC nos mercados locais de droga, para priorizar sua expansão internacional.
“A ocupação do Comando Vermelho está sendo sorrateira, paulatina”, diz o promotor Alexandre Affonso Castilho, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Vale do Paraíba. “Parece que o PCC realmente perdeu o interesse no tráfico regional. Então, o tráfico regional é explorado basicamente pelos traficantes locais, que ficam vulneráveis ao CV.”
“Até no que diz respeito ao fornecimento de droga para os traficantes locais, o PCC perdeu monopólio. Esse fornecimento hoje para o tráfico regional tem sido bem ‘democrático’. O PCC já teve uma fatia de mercado muito grande. Hoje o CV ocupa seu espaço”, afirma Castilho.
Alexandre Affonso Castilho afirma que a presença dos traficantes cariocas é percebida especialmente nos bairros periféricos de Ubatuba e nas regiões afastadas das praias, locais conhecidos como sertões. De acordo com o promotor, o Comando Vermelho também tem explorado a grilagem de terras na região.
Fonte: Metrópolis