Bancos de sangue de Americana estarão abertos nesta sexta, Dia Mundial do Doador

Jornal da Notícia

53787918113_432967b020_o

Em celebração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado anualmente em 14 de junho, os dois bancos de sangue de Americana estarão abertos à população nesta sexta-feira (14), no período da manhã. As unidades estão localizadas no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi e no Hospital São Francisco.

Celebração ao Dia Mundial do Doador de Sangue em Americana

O objetivo da data é incentivar as pessoas a se tornarem doadoras regulares e conscientizar a população sobre a importância do ato para salvar vidas. O Banco de Sangue do HM funcionará das 8h às 11h30, enquanto no São Francisco o atendimento do Centro de Hematologia será das 7h30 às 12h30.

“Nesse Dia Mundial do Doador, aproveito para agradecer a todos os doadores e, ao mesmo tempo, convocar novos voluntários para esta nobre missão, afinal, esse gesto ajuda a salvar vidas. A doação de sangue é um ato de amor e de solidariedade. Muitas pessoas dependem dessa colaboração para seu restabelecimento, seja por ocasião de uma doença, um acidente ou durante um procedimento cirúrgico”, destaca o secretário de Saúde de Americana, Danilo Carvalho Oliveira.

A enfermeira do HM Josniele Cristina Bidoia observa que os estoques de bolsas de sangue e hemácias da unidade ficaram em situação crítica nas últimas semanas. “Estamos precisando de doações e solicitamos que a população aproveite essa importante data para fazer esse gesto de amor que ajuda a salvar vidas aqui em Americana”, ressalta.

Não é necessário agendamento prévio para realizar a doação. Os doadores são atendidos por ordem de chegada, mediante fornecimento de senhas. Se a capacidade máxima do estoque de sangue for atingida, as pessoas são orientadas a retornar em outra data.

De acordo com o Ministério da Saúde, uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas. “Apenas 1,4% dos brasileiros são doadores regulares de sangue. Essa conta acaba não fechando, especialmente em momentos em que questões virais emergem, como dengue, covid e as gripes anuais. Naturalmente, já existe uma queda significativa neste período. Este ano, tivemos momentos bem complicados nos quais o aumento de casos de dengue exigiu um maior número de transfusões de sangue e, com o acometimento da doença em muitos doadores, baixaram-se os estoques”, relata a diretora do Centro de Hematologia de Americana, Acacira Araújo.

O acesso ao Banco de Sangue do Hospital Municipal é feito pela Avenida da Saúde, 415, Jardim Nossa Senhora de Fátima. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3468-1739 ou pelo WhatsApp (19) 99148-1067. O HM é administrado pela organização social de saúde Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC), por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.

Já o Hospital São Francisco fica na Praça Francisco Matarazzo, 60, Vila Galo. O telefone de contato do Centro de Hematologia é o (19) 2514-1555.

Critérios para a doação:

– Não estar em jejum

– Estar bem de saúde

– Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas que antecedem a doação

– Não fumar duas horas antes

– Pesar mais que 50 kg

– Ter idade entre 16 e 69 anos (16 e 17 anos deve comparecer acompanhado do responsável legal)

– Permanecer de repouso no mínimo seis horas na noite anterior da doação

– Evitar o consumo de alimentos gordurosos

– Apresentar documento com foto

Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura Americana

 

 

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
0%