ouça ao vivo
Pausar
Seis meses após o início da implantação do projeto “Lean nas Emergências”, o Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, recebeu elogios do consultor do Hospital Sírio-Libanês, Dr. Paulo Roberto Cavallaro Azevedo, durante visita técnica realizada nesta quinta-feira (10). As avaliações ocorrem mensalmente como parte do acompanhamento da iniciativa.
O projeto tem como objetivo otimizar a qualidade do atendimento e reduzir os tempos de espera nos serviços de urgência e emergência. Segundo o consultor, os avanços já são perceptíveis em diversas áreas do hospital, especialmente em razão do engajamento da equipe.
“A gente nota uma evolução muito grande dentro do hospital, dos colaboradores, com o entendimento do projeto e o seu empoderamento, e com tudo isso, crescendo na implementação dessas ferramentas e na melhoria dentro da instituição. Tem um caminho a ser percorrido, mas até o momento, o que foi exposto, o que foi trazido e cobrado, a resposta da equipe está sendo muito positiva e já vemos um hospital diferente. No meu ponto de vista do projeto, está satisfatório”, avaliou o Dr. Paulo Azevedo.
Ele também explicou que, com a conclusão da etapa teórica do projeto, as próximas visitas terão foco na prática. “A partir de agora, vamos acompanhar o desenvolvimento da equipe no dia a dia de trabalho, com o objetivo de consolidar as melhorias e alcançar um atendimento mais qualificado”, completou o consultor do Sírio-Libanês.
O diretor do Hospital Municipal, Ruy Santos, reforçou o comprometimento da unidade com a qualificação dos serviços prestados. “A nossa equipe permanece focada em promover inovações que favoreçam a assistência à comunidade. A avaliação positiva do especialista reforça a importância de iniciativas como essa na busca por um atendimento mais humanizado e eficiente. Seguiremos atentos à consolidação dos novos processos para garantir benefícios duradouros à população”, destacou.
O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde, viabilizada pelo Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde), com execução técnica do Hospital Sírio-Libanês. Em Americana, o trabalho foi iniciado em outubro de 2024 e seguirá até agosto de 2025. A próxima visita está programada para os dias 14 e 15 de maio, quando serão apresentados os resultados já obtidos.
“Ver os avanços do projeto Lean nas Emergências no nosso Hospital Municipal é motivo de grande orgulho. O reconhecimento do Hospital Sírio-Libanês mostra que estamos no caminho certo, com foco em acolhimento, eficiência e qualidade no atendimento. Seguiremos comprometidos em apoiar ações que tragam melhorias sustentáveis e impactem positivamente a vida das pessoas que dependem do SUS”, projetou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi é administrado pelo Grupo Chavantes, por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.
Fonte:PMAmericana