As novas regras impostas aos homens e mulheres afegãos pelo Ministério da Moralidade do Talebã

Jornal da Notícia

mulhers-afeganistão

O governo talibã afirma que um conjunto de novas leis aprovadas na semana passada no Afeganistão procura “promover a virtude e eliminar o vício”. As Nações Unidas classificaram a medida como “preocupante”.

Os regulamentos incluem a proibição de mulheres falarem alto em público e mostrarem o rosto fora de casa. Um alto funcionário da ONU alertou no domingo que esses estatutos oferecem uma “visão preocupante do futuro para o Afeganistão”

As novas leis já foram ratificadas pelo líder supremo do país, Haibatullah Akhundzada. O Ministério da Moralidade, formalmente conhecido como Ministério para a Propagação da Virtude e Prevenção do Vício, afirmou que ninguém no país está isento de cumprir essas medidas.

As novas regras permitem que a mohtasabeen, ou polícia da moralidade, interfira na vida pública dos afegãos, desde a forma como se vestem até ao que comem ou bebem. Segundo essa nova legislação, as vozes das mulheres também são consideradas um “vício” quando ouvidas em público.

As restrições relativas a isso estabelecem que“sempre que uma mulher adulta sai de casa por necessidade, é obrigada a esconder a voz, o rosto e o corpo”.

O ministério já estava impondo requisitos morais semelhantes com base na sharia, ou lei religiosa islâmica, e informou que já deteve milhares de pessoas por não cumprirem as determinações.

Essas regras, segundo os talebãs, estão em linha com a interpretação da sharia,e o Ministério da Moralidade é responsável pela sua aplicação. Elas se baseiam em um decreto de 2022 do líder supremo que agora foi oficialmente publicado como lei.

  • A voz de uma mulher é considerada awrah e não deve ser ouvida em público. A palavra árabe awrah se refere às partes do corpo de homens e mulheres que devem ser cobertas e não devem ser visíveis em público.
  • As mulheres também não devem ser ouvidas cantando ou lendo em voz alta, mesmo dentro de suas casas.
  • As roupas femininas não devem ser finas, curtas ou justas.
  • As mulheres devem esconder os seus corpos e rostos dos homens com quem não são casadas ou não têm parentesco sanguíneo.
  • Os homens também estão proibidos de olhar para os corpos e rostos das mulheres, e o mesmo se aplica às mulheres adultas que olham para os corpos dos homens.

Fonte: g1

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
0%