ouça ao vivo
Pausar
Americana foi destaque na 21ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios Paulistas, realizada entre os dias 9 e 11 de abril, em Santos, durante o 38º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. Dos 15 trabalhos inscritos pela Secretaria Municipal de Saúde, dois foram selecionados para representar o Estado de São Paulo na etapa nacional: “Implantação de Call Center para Redução do Absenteísmo” e “Ações voltadas ao Planejamento Familiar para Mulheres em Vulnerabilidade”.
Saúde de Americana tem Projetos Selecionados Para Congresso de Saúde
Os projetos serão apresentados no 38º Congresso do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), de 15 a 18 de junho, em Belo Horizonte (MG). O evento reúne experiências inovadoras de todo o país.
O projeto do call center, vinculado à Unidade de Planejamento e executado pela equipe da Central de Regulação, é de autoria de Danilo Carvalho Oliveira, Fábio Joner, Lílian Franco de Godoi, Luciara de Nadai Dias, Irani Ferreira de Moura e Mariana Danielle da Silva.
Já o projeto de planejamento familiar, realizado pelo Núcleo de Especialidades, vinculado à Unidade de Atenção Especializada e de Urgência e Emergência, tem como autores Danilo Carvalho Oliveira, Fábio Joner, Lílian Franco de Godoi, Mariana Beraldo de Lázaro, Valeska Dalanezi, Euza Janaína Costa de Carvalho, Simone Maciel, Ana Rubia e Luciara de Nadai Dias.
“Ter dois projetos selecionados para representar o Estado de São Paulo em um congresso nacional é motivo de muito orgulho para Americana. Isso demonstra o comprometimento das nossas equipes com a inovação, com a escuta ativa da população e com a busca constante por uma assistência mais eficiente, humanizada e acessível. Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo”, afirmou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
Os projetos selecionados
A implantação do call center começou em fevereiro de 2022. O projeto tem como objetivo reduzir o número de faltas em consultas e exames na rede pública de saúde. A criação do serviço foi uma estratégia adotada para melhorar a comunicação com os pacientes, garantir a efetivação dos agendamentos e otimizar o uso dos recursos do SUS.
O projeto começou com seis colaboradores e hoje conta com uma equipe de 12 profissionais. Resultados expressivos foram alcançados: o índice de absenteísmo caiu de 40% em 2021 para 19% em 2024, refletindo em melhor aproveitamento das vagas, maior organização das agendas e ampliação do acesso aos serviços de saúde.
Já as ações voltadas ao planejamento familiar para mulheres em vulnerabilidade têm abordagem descentralizada e humanizada. Uma equipe multidisciplinar do Núcleo de Especialidades, em parceria com a rede básica de saúde, leva métodos contraceptivos e orientações sobre saúde sexual e reprodutiva a mulheres e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, como moradoras de áreas de ocupação, acolhidas em abrigos, usuárias de entorpecentes e pessoas em situação de rua.
“Esse projeto nos permite alcançar quem mais precisa e que muitas vezes está fora do radar da saúde convencional. Levar o atendimento até essas mulheres é garantir dignidade e direito à escolha”, declarou a diretora da Unidade de Serviços de Saúde Básica e Preventiva, Simone Maciel.
“Estamos promovendo saúde integral e inclusão. As ações de planejamento familiar não apenas previnem gestações indesejadas, mas também fortalecem a autonomia das mulheres em seu próprio cuidado”, ressaltou a diretora da Unidade de Atenção Especializada e de Urgência e Emergência, Ana Rubia.
As ações são realizadas em articulação com os serviços sociais do município e já resultaram na inserção de 102 implantes hormonais (Implanon) e em 32 encaminhamentos para procedimentos de esterilização.
Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura Americana