Americana discute Fluxo de Atendimento à Mulher Vítima de Violência

Jornal da Notícia

Fluxo de Atendimento à Mulher Vítima de Violência (2)

Representantes da Prefeitura de Americana e autoridades discutiram, na terça-feira (12), na Casa dos Conselhos, a construção do Fluxo de Atendimento à Mulher Vítima de Violência. O encontro foi promovido pelo Comitê Gestor Intersetorial de Enfrentamento à Violência contra Mulher e Promoção da Equidade de Gênero do Programa Americana Por Elas, vinculado à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH).

Americana Discute Atendimento Mulher Vítima de Violência

Participaram representantes da SASDH, Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Polícia Militar (PM), Guarda Municipal – Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais (IDMAS) e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).

“A presença conjunta dessas instituições reflete o compromisso coletivo em fornecer um atendimento abrangente e integrado para as mulheres que sofrem com a violência doméstica e de gênero”, disse a coordenadora do Comitê Americana por Elas, Cibele Ascari.

Foram discutidas estratégias para otimizar o atendimento às vítimas, desde o momento da denúncia até a assistência pós-traumática. “O fluxograma em desenvolvimento visa orientar os profissionais envolvidos em cada etapa do processo, garantindo uma resposta ágil, eficiente e sensível às necessidades das mulheres em situação de vulnerabilidade. O esforço conjunto reforça a importância da articulação entre diferentes esferas da sociedade para promover uma mudança real e significativa na proteção dos direitos das mulheres”, explicou Cibele.

Foram abordadas ainda questões relacionadas à capacitação da rede de atendimento à mulher em situação de violência, visando promover uma abordagem mais empática e acolhedora no atendimento às vítimas. A sensibilização para a complexidade das questões de gênero e a importância da escuta qualificada foram pontos-chaves destacados durante as discussões.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes, ressaltou a importância da construção do Fluxo de Atendimento à Mulher para a implementação das políticas públicas no município.  “A discussão entre os diversos órgãos de segurança, de saúde e de proteção à mulher vai possibilitar a construção do fluxograma de atendimento para o município no combate à violência contra as mulheres”, disse Juliani.

Já foram realizadas três reuniões com representantes da Política Municipal de Saúde sobre a construção do Fluxo de Atendimento à Mulher. A próxima acontecerá em abril, com a apresentação do Fluxo da Política de Assistência Social.

Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura Americana

0%