Americana conquista duas UBSs e uma creche por meio do Novo PAC

Jornal da Notícia

dois

Americana conquistou duas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e uma creche para a Educação Infantil por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, do Governo Federal. As informações foram disponibilizadas, nesta quinta-feira (7), pela Casa Civil da Presidência, responsável pela coordenação do programa.

Americana Conquista UBS e Creche Através do PAC

O prefeito de Americana, Chico Sardelli, comemorou a notícia. “A Saúde e a Educação sempre foram prioridades desde que Odir e eu assumimos e estamos honrando nosso compromisso, com dedicação máxima para atender os americanenses com o carinho e a atenção que nossa população merece. Fico feliz em ver o município contemplado com projetos importantes para a sociedade”, disse.

“Americana recebe com alegria a resposta positiva a este pleito feito com base nas demandas de nossas famílias. Com uma nova creche e duas UBSs, vamos ampliar o atendimento em duas áreas essenciais para a qualidade de vida do americanense”, declarou o vice-prefeito Odir Demarchi.

De acordo com a Secretaria de Gestão de Convênios, as informações que constam no site da Casa Civil do Governo Federal, referentes aos resultados do Novo PAC, são de que o município foi habilitado em duas propostas de Unidades Básicas de Saúde II (UBS) e uma proposta de construção de uma Unidade de Educação Infantil/Creche (modelo FNDE-pró-infância tipo I), porém, não há ainda o detalhamento sobre quais das propostas apresentadas foram habilitadas, já que foram cadastradas quatro UBSs e duas Unidades de Educação Infantil/Creche.

No caso da Educação, Americana inscreveu projeto para a construção de uma unidade de creche e pré-escola, modelo Proinfância Tipo 1, com capacidade de atendimento de até 376 crianças, em dois turnos (matutino e vespertino). O modelo do Governo Federal prevê a edificação de um prédio com dez salas, para o desenvolvimento de atividades pedagógicas voltadas a crianças atendidas pela Educação Infantil.

O secretário de Gestão de Convênios, Vinícius Zerbetto, segue acompanhando os trâmites. “Em breve, as informações estarão disponíveis no Plataforma Transferegov, onde a Secretaria de Gestão de Convênios dará andamento nas propostas habilitadas”, explicou.

“A construção de uma nova escola custeada pelo Governo Federal fortalece nossa rede e vamos seguir acompanhando a tramitação dos processos de ampliação da estrutura”, declarou o secretário de Educação, Vinicius Ghizini. O investimento previsto é de R$ 4,1 milhões.

Já na Saúde, o valor do investimento para cada unidade é de R$ 2.435.976,95 cujos recursos serão repassados diretamente ao Fundo Municipal de Saúde.

“Esta é uma excelente notícia para Americana, serão mais duas unidades de saúde a serem construídas e equipadas, o que irá elevar ainda mais o nosso padrão de atendimento aos pacientes na rede básica. Estamos trabalhando não apenas para ampliar o acesso aos equipamentos de saúde, mas também para melhorar os serviços, investindo os recursos no que é prioritário aos cidadãos”, enfatiza o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

A Administração Municipal será responsável por disponibilizar os terrenos próprios com metragem mínima que comportem as edificações, segundo Zerbetto. “Agora as propostas serão inseridas na plataforma Transferegov, com todas as informações que o município deverá atender para o recebimento dos recursos para a execução das obras”, acrescentou o secretário de Gestão de Convênios.

Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura Americana

0%