Aloizio Mercadante renova seu porte de arma na Policia Federal

Jornal da Notícia

mercadante

Presidente do BNDES e uma das principais lideranças do PT, Aloizio Mercadante renovou, nas últimas semanas, seu porte de arma junto à Polícia Federal. A renovação, segundo apurou a coluna, foi feita por meio da Superintendência da PF em São Paulo, estado natal do petista.

Mercadante Renova seu Porte de Arma

Mercadante já possui porte de arma há quase 10 anos. Segundo interlocutores do presidente do BNDES e fontes da PF, o pedido de renovação foi protocolado antes do arrombamento do apartamento em que o petista mora no Rio de Janeiro, onde fica a sede do banco de fomento.

O apartamento de Mercadante foi arrombado no último dia 14 de setembro. O petista não estava no local no momento da invasão e nada de valor foi levado. A PF foi acionada e investiga o caso. Até o momento, a investigação não aponta causa política para o crime.

À coluna a assessoria de Mercadante informou que ele tirou o porte de arma por ser proprietário de um sítio na zona rural de difícil acesso para as forças de segurança pública. A propriedade, segundo os assessores do petista, já foi alvo de criminosos em duas ocasiões.

De acordo com a assessoria do presidente do BNDES, por ele ser uma pessoa publicamente exposta, os próprios delegados da região do sítio assinaram uma carta recomendando a Mercadante o porte de armas durante o deslocamento para a propriedade rural.

A assessoria do petista ressaltou ainda que a única situação em que ele recorre ao porte da arma é quando está a caminho do sítio. “Mercadante nunca fez uso porte de armas para defesa pessoal nos espaços urbanos”, afirma nota enviada pelos assessores à coluna.

PT e o antiarmamentismo

O atual presidente do BNDES foi um dos coordenadores do programa de governo de Lula durante a campanha eleitoral de 2022. Em entrevistas à época, Mercadante defendeu a retomada do Estatuto do Desarmamento e restrições ao porte de arma no Brasil.

Historicamente, o PT tem uma posição antiarmamentista. Em agosto de 2019, por exemplo, a maioria da bancada da sigla na Câmara votou contra um projeto que ampliava a posse de arma de fogo para toda a extensão de terras rurais. A proposta, contudo, foi aprovada por 321 votos a 61.

Veja a íntegra da nota de Mercadante:

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, possui porte de armas há cerca de 10 anos, em razão de ser proprietário, em conjunto com seus irmãos e irmãs, de um imóvel rural de difícil acesso para o serviço de apoio das forças de segurança pública. A propriedade já foi alvo de ações criminosas por duas vezes, inclusive com abordagem violenta dos delinquentes contra o casal de caseiros.

Por ser uma pessoa publicamente exposta, os próprios delegados seccionais da região, nesta ocasião, assinaram carta recomendando à Mercadante o porte de armas durante o deslocamento para a propriedade em questão, única situação em que Mercadante faz uso eventual do porte. Mercadante nunca fez uso do porte de armas para defesa pessoal nos espaços urbanos.

Por fim, é lamentável que a situação regular de renovação do porte de armas de Mercadante, jamais envolvido em qualquer situação referente a esse porte ao longo desses cerca de 10 anos, tenha sido tornada pública, expondo o presidente do BNDES e a família dele a mais uma situação de risco de segurança.

Como funciona o porte de arma de fogo

O porte de arma de fogo é um documento emitido pela PF, normalmente com validade de cinco anos, que autoriza o cidadão a portar, transportar e trazer consigo uma arma de fogo, de forma discreta, fora das dependências de sua residência ou local de trabalho.

Fonte: Metrópoles

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
0%