ouça ao vivo
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
Uma adolescente de 15 anos morreu, nesta quarta-feira (28), por complicações causadas, suspostamente, pelo uso de cigarro eletrônico no Distrito Federal.
Adolecente Morre Por uso de Cigarro Eletrônico
De acordo com as informações obtidas, a jovem chegou ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) com um quadro de pneumonia que não respondia a antibióticos. Um médico ouvido pela reportagem, informou que a hipótese é que a morte tenha ocorrido por lesão pulmonar associada ao uso de cigarro eletrônico, conhecida como “EVALI” — sigla em inglês para e-cigarette or vaping use-associated lung injury.
A pneumologista Alessandra Camargo contou que a paciente estava com tosse há quatro meses. Nesse período, além do HRAN, ela passou também por um pronto-socorro e outros dois hospitais públicos de Brasília.
Segundo apuração a adolescente esteve internada no Hospital Cidade do Sol, em Ceilândia, e no Hospital Universitário de Brasília (HUB). No HUB, os médicos pediram a transferência para uma UTI pediátrica, e a estudante foi levada para o HRAN.
Ao chegar no Hospital Regional da Asa Norte, o pulmão já estava quase todo comprometido com inflamação, e o lado esquerdo parou totalmente de funcionar por causa das lesões, segundo a médica Alessandra Camargo.
A família da jovem não quis falar sobre a morte. “Estamos em luto eterno”, disse o pai.
Até a última atualização desta reportagem, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) não havia aberto investigação sobre o caso.
Segundo a coordenadora da Comissão de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Maria Enedina Scuarcialupi, uma investigação para comprovar morte por uso de cigarro eletrônico só será aberta caso a família autorize.
Fonte: G1