NOTÍCIA FM Ligou, virou Notícia!
A Prefeitura de Campinas (SP) comunicou na manhã deste domingo (19) a reabertura de todos os 25 parques e bosques que estavam preventivamente fechados por conta do alerta para temporais.
Segundo a prefeitura, as condições climáticas foram reavaliadas e o forte temporal previsto para ontem desviou de Campinas, que foi atingida por chuvas moderadas. Não foram registradas quedas de árvores neste sábado, segundo o órgão.
A Defesa Civil registrou 17,3 mm de chuva durante a madrugada e a velocidade máxima dos ventos chegou a 27,3 km/h às 4h40. A previsão apontava, por exemplo, ventos de até 100 km/h.
🚨 Mas, apesar da reabertura dos parques, a Defesa Civil mantém a recomendação de evitar áreas de risco em caso de chuvas, já que a previsão meteorológica ainda indica chance de precipitação.
A Defesa Civil havia apontando a chance de, entre sábado e domingo, a região ser atingida por fortes temporais, com volume de chuva acumulado que pode chegar a 100 milímetros, e rajadas de vento de até 100 km/h.
Com isso, a prefeitura decidiu fechar os parques para evitar riscos aos frequentadores por causa dos temporais. Entre dezembro de 2022 e janeiro deste ano, um homem e uma criança morreram atingidos por quedas de árvores na cidade.
Clima no sábado
O sábado foi outro dia de altas temperaturas na metrópole, ainda reflexo da onda de calor que atinge boa parte do Brasil. Segundo a Defesa Civil de Campinas, os termômetros chegaram a registrar 36,9º C às 15h50.
A medida de fechamento dos parques e bosques até pegou frequentadores desprevenidos na manhã deste sábado (18), mas a grande parcela da população, aprovou a decisão como medida de segurança.
Fonte: G1