Em seu primeiro ano completo no circuito profissional de tênis, João Fonseca chamou a atenção de crítica e público ao conquistar quatro torneios (o ATP 500 da Basileia, o ATP 250 de Buenos Aires e dois Challengers), obter grandes vitórias e saltar da 145ª para a 24ª posição do ranking mundial.
Por conta disso, o carioca de 19 anos foi anunciado nesta quinta-feira, após eleição feita entre jornalistas especializados, como um dos quatro finalistas da categoria Breakthrough of the Year, que coroa o jogador que teve a maior evolução na temporada, no ATP Awards, a premiação anual da Associação dos Tenistas Profissionais.
Mais novo da relação, João vai concorrer com o britânico Jack Draper (10º do mundo), o tcheco Jakub Mensik (19º) e o monegasco Valentin Vacherot (31º). Todos eles tiveram grande crescimento ao longo de 2025 e ganharam um troféu de Masters 1000, série que fica abaixo apenas dos quatro Grand Slams (Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e US Open).
De acordo com a entidade, o resultado final vai ser divulgado ao longo da segunda semana de dezembro. O número 1 do Brasil também concorre ao prêmio de Tenista Favorito dos fãs. A votação é aberta e ocorre no site da ATP.
O prodígio brasileiro não disputará mais torneios em 2025, mas ainda estará em ação em uma partida de exibição contra o atual líder do ranking mundial, o espanhol Carlos Alcaraz, no dia 8 de dezembro, em Miami (EUA).
Com lugar assegurado no top 30 do mundo ao fim desta temporada, João Fonseca mudará de patamar e passará a integrar, em 2026, uma relação de jogadores especiais. De acordo com o regulamento da ATP, entidade que comanda o circuito mundial de tênis, os 30 primeiros do ranking no fim de cada ano têm algumas obrigações a cumprir nos 12 meses seguintes, mas são bem remunerados por isso, com uma série de bônus. O atleta nesta seleta lista é chamado de commitment player, que é jogador de compromisso, na tradução do inglês.
João já está oficialmente confirmado em dois eventos de 2026. Ele foi anunciado na última quarta-feira pela organização do ATP 250 de Adelaide, que acontecerá entre 6 e 11 de janeiro e servirá de preparação para o Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam do ano. E o outro é o ATP 500 do Rio, na cidade natal de Fonseca, entre 14 a 22 de fevereiro.
Na relação histórica de melhores rankings de homens brasileiros em simples, João só está atrás de Gustavo Kuerten – número 1 no fim de 2000 – e de Thomaz Bellucci – 21º da ATP, em julho de 2010. Com a 24ª posição, Fonseca igualou a marca de Thomaz Koch, em 1974, e superou o 25º lugar de Fernando Meligeni, em 1999.