João Fonseca é presença confirmada no Rio Open 2026, de 14 a 22 de fevereiro do próximo ano. Será a terceira vez que o tenista brasileiro disputará o ATP 500 da capital fluminense, competição que mudou os rumos de sua carreira.
– O Rio Open representa muita experiência. Eu já fui como torcedor, sparring e foi onde joguei meu primeiro ATP. Criei muita vivência vendo os jogadores, foi onde me inspirou a jogar tênis. É um torneio que está no meu coração por me ensinar o que é o tênis do alto nível e o que eu precisava para chegar lá – comentou João Fonseca.
Em 2024, João Fonseca chegou às quartas de final do Rio Open diante de seis mil torcedores presentes na quadra Guga Kuerten. O jovem, então com 17 anos, dominou o ritmo dos jogos e impressionou ao derrotar Arthur Fils, número 36 do mundo à época, e Cristian Garin, chileno que foi campeão do torneio em 2020.
O sucesso na competição disputada no Rio de Janeiro mudou uma chave na cabeça de João Fonseca, que antes planejava cursar faculdade nos Estados Unidos e entrar no tênis universitário antes de partir para o profissional. Três dias após o encerramento do torneio, o brasileiro comunicou a decisão de investir direto no tênis profissional.
A escolha rendeu frutos. João começou o ano de 2025 com uma vitória sobre Andrey Rublev — número 9 do ranking mundial na época — no Australian Open, em janeiro, e conquistou o ATP de Buenos Aires ao derrotar Francisco Cerundulo, melhor tenista da Argentina, em fevereiro.
Dois dias após conquistar o título na capital argentina, o brasileiro voltou ao Brasil para disputar o Rio Open e, desta vez, como estrela. Neste ano, João Fonseca recebeu um convite para a chave principal e virou a grande sensação da competição. No jogo de estreia, porém, o jovem foi eliminado ao perder para o francês Alexandre Muller por 2 sets a 0.
Em fevereiro do ano que vem, Fonseca vai escrever mais um capítulo na história do torneio que virou um marco em sua vida.
– Minha história com o Rio Open é muito especial. É um torneio que está no meu coração por estar ao lado da minha casa. Minha família consegue ir, meus amigos também – disse João.
João Fonseca é o segundo tenista confirmado no Rio Open 2026. Em agosto, o italiano Lorenzo Musetti, atual número 9 do mundo, foi o primeiro tenista anunciado pela organização do torneio.